As obras da ferrovia Transnordestina ganharam um novo impulso com a liberação de R$ 3,6 bilhões pelo Banco do Nordeste (BNB).
A princípio, o recurso é oriundo do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
Ao mesmo tempo, foi autorizado pela Sudene e confirmado em uma solenidade realizada nesta quinta-feira (28), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de governadores da região.
O montante será destinado à Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pela construção do trecho que liga Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE).
Essa etapa é parte da Fase 1 do projeto, considerada prioritária pelo governo e integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Avanços no Projeto da Transnordestina
As obras da Transnordestina, retomadas com maior vigor em 2023, estão em andamento em diversos trechos:
- Trecho 7 (Quixadá-Itapiúna): 55 km em construção.
- Outros trechos em execução: 151 km entre Acopiara e Quixadá (Lotes 4, 5 e 6).
- Ramal de Pernambuco: Prevê 548 km entre Salgueiro e o Porto de Suape, com investimento estimado em R$ 450 milhões até 2026.
A previsão é de que a ferrovia entre em operação assistida em 2025, com transporte inicial de commodities como soja, milho, farelo de soja e calcário.
Detalhes do Projeto da Transnordestina
A ferrovia possui 1.757 km de extensão total, dividida entre os estados do Nordeste. Confira o progresso:
Trecho | Extensão (km) | Situação Atual |
---|---|---|
Eliseu Martins (PI) – Pecém (CE) | 1.209 | Fase 1 (676 km entregues, 151 em execução) |
Salgueiro (PE) – Porto de Suape (PE) | 548 | Obras pendentes, investimento até 2026 |
Primeiramente, o projeto tem como meta impulsionar a logística no Nordeste. Dessa forma, visa conectar centros de produção agrícola e mineral aos portos do Pecém e Suape, fortalecendo a economia regional e nacional.
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Impactos e Perspectivas
A Transnordestina é um marco para o desenvolvimento do Nordeste. Sua conclusão promete:
- Redução de custos logísticos para produtores e exportadores;
- Geração de empregos diretos e indiretos durante as obras;
- Ampliação da capacidade de exportação de grãos e minerais;
- Integração econômica entre os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
Em resumo, com o avanço das obras, o governo busca consolidar o Nordeste como um dos principais polos logísticos do país. Desse modo, promovendo desenvolvimento sustentável e atraindo novos investimentos para a região.
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