O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaTIM investe em antenas sustentáveis para reforçar cobertura no Nordeste

TIM investe em antenas sustentáveis para reforçar cobertura no Nordeste

Biosite, solução desenvolvida pela operadora, traz avanço tecnológico e de qualidade de rede com menor impacto visual nas cidades

De forma inovadora e sustentável, a TIM tem investido em alternativas para expandir a cobertura, ao mesmo tempo em que reduz o impacto visual das antenas nas cidades. O Nordeste, como uma das regiões mais importantes para a operadora, recebeu, somente no ano passado, a instalação de mais 19 biosites em oito municípios. As torres se assemelham a postes metálicos e, em seu interior, recebem equipamentos de telecomunicações (redes 2G, 3G e 4G). Além de reforçar a cobertura, as antenas têm menor impacto visual nas cidades. Para 2021, a expectativa da companhia é ativar mais 27 equipamentos deste tipo, distribuídos entre os Estados de Sergipe (3), Paraíba (3), Rio Grande do Norte (4), Ceará (2) e Bahia (15).

- Continua depois da publicidade -

A iniciativa faz parte do plano de expansão da cobertura sustentável da TIM. A solução, desenvolvida e patenteada pela própria operadora, reforça a cobertura em locais de alta densidade de tráfego de voz e dados, sem impacto ao meio ambiente urbano pela sua simplicidade e facilidade de instalação. Além disso, a estrutura pode ainda ser utilizada na acomodação de iluminação e câmeras, contribuindo para o bem estar e sensação de segurança.
Na Paraíba, a companhia vai ativar as três antenas em João Pessoa. Ao todo, a TIM já instalou no Estado 35 biosites, distribuídos em sete municípios. Já no Ceará, os dois equipamentos serão ativados em Caucaia e Maracanaú. Ano passado, a operadora fechou o período com 107 torres instaladas, em oito cidades cearenses.
Em 2020, o Rio Grande do Norte ganhou cinco biosites da TIM, como parte do plano de expansão da sua cobertura sustentável. Os equipamentos foram instalados em Natal, Tibau do Sul e São Gonçalo do Amarante, encerrando o ano com o total de 35 com antenas sustentáveis em sete municípios potiguares. A expectativa agora é ativar mais quatro em Natal.

Na capital sergipana foram instalados nove biosites ano passado e a previsão é aumentar para mais três cidades este ano. Com 49 antes instaladas ao longo de 10 municípios, a TIM deve ativar mais 15 torres na Bahia, nos municípios de Candeias, Cruz das Almas, Jaguarari, Planalto, Riachão da Neves, Salvador e Vitória da Conquista.

O equipamento está presente em outras cidades brasileiras, entre elas: Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Brasília, Curitiba e São Luís.

COMO FUNCIONA

O biosite é uma estrutura metálica capaz de suportar todos os equipamentos necessários para a instalação de uma Estação Rádio Base (ERB) de forma compacta. As antenas são percebidas como um prolongamento do próprio poste. A utilização deste formato, similar aos postes de iluminação existentes na cidade, evita a necessidade de gabinetes externos ou de uma estrutura auxiliar.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...