O Senado Federal deu um passo importante para a melhoria da mobilidade urbana de João Pessoa ao autorizar, nesta terça-feira (10), a garantia da União para o Governo da Paraíba contratar um crédito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O valor aprovado é de 33 milhões de euros, equivalente a R$ 204 milhões. A princípio, o montante será para a implantação do sistema Bus Rapid Service (BRS) na capital paraibana. O serviço de ônibus rápido promete transformar o transporte público da cidade.
A proposta, relatada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro, foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Agora, segue para votação no plenário, onde também recebeu aval positivo. Com isso, o projeto está pronto para promulgação e para dar início à sua execução.
Detalhes do Projeto de Mobilidade Urbana
Primeiramente, o projeto BRS prevê a construção de dois corredores exclusivos para ônibus e a criação de três novos terminais de integração, que irão reestruturar significativamente o sistema de transporte público de João Pessoa.
Corredores de Ônibus
- Corredor Cruz das Armas:
- Extensão: 15,3 km
- Região Atendida: Liga a área central da cidade à região sul.
- Terminais: Um terminal de integração será instalado na região sul, conectando as linhas alimentadoras locais.
- Bairros Atendidos: 24 bairros de um total de 64.
- População Beneficiada: 285.490 habitantes (39,49% da população de João Pessoa).
- Corredor Pedro II:
- Extensão: 14,5 km
- Região Atendida: Liga a área central à região sudeste.
- Terminais: Um terminal de integração será instalado na região sudeste, conectando as linhas alimentadoras locais.
- Bairros Atendidos: 11 bairros de um total de 64.
- População Beneficiada: 182.988 habitantes (25,31% da população de João Pessoa).
Terminais de Integração
O projeto inclui a criação de dois novos terminais de integração:
- Terminal Cruz das Armas: Será um equipamento totalmente novo no sistema de mobilidade urbana da cidade. Devido à alta demanda dos bairros atendidos na região, estima-se que o terminal beneficiará significativamente a qualidade de vida da população do entorno, atendendo aproximadamente 285 mil pessoas.
- Terminal Pedro II: Este terminal também será uma novidade para o sistema de transporte de João Pessoa. Com a proposta de integração com modais privados de transporte, ele estará localizado próximo à zona sul do município, uma região de alta demanda por mobilidade.
Além disso, o Terminal Metropolitano do Varadouro continuará a desempenhar um papel essencial na rede de transporte da cidade, integrando atualmente 67 das 93 linhas convencionais de ônibus do município.
Impacto na Mobilidade e Qualidade de Vida
Com a implementação dos corredores e dos terminais de integração, espera-se uma melhoria significativa na eficiência do transporte público de João Pessoa. Ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a pontualidade dos ônibus. Desse modo, incentivando o uso do transporte coletivo como uma alternativa viável e sustentável para os cidadãos.
Resumo do Projeto de Mobilidade Urbana de João Pessoa
Item | Descrição |
---|---|
Financiamento | 33 milhões de euros (R$ 204 milhões) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) |
Corredor Cruz das Armas | 15,3 km, ligando o centro à região sul, 24 bairros atendidos, beneficiando 285.490 pessoas |
Corredor Pedro II | 14,5 km, ligando o centro à região sudeste, 11 bairros atendidos, beneficiando 182.988 pessoas |
Terminal Cruz das Armas | Novo terminal de integração na região sul, beneficiando cerca de 285 mil pessoas |
Terminal Pedro II | Novo terminal de integração na região sudeste, próximo à zona sul |
Terminal Metropolitano | Integra 67 das 93 linhas convencionais no Terminal do Varadouro |
Em resumo, o avanço desse projeto marca um grande passo para a modernização do transporte público de João Pessoa. Dessa forma, vai atender uma demanda crescente por otimizar o serviço. Além disso, vai contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. A expectativa é que, com o novo sistema, a capital paraibana se torne um modelo de eficiência e acessibilidade no transporte público urbano.