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Referência Nacional em Serviços Digitais, Alagoas de transformo GEstão Pública

Um dos seis estados que se colocam à frente de agendas como o fomento de estratégias e governança digital, Alagoas é também um dos poucos que têm feito uso de novas tecnologias – como inteligência artificial – segundo a pesquisa Tendências na Transformação Digital em Governos Estaduais e no Distrito Federal do Brasil, desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o secretário titular da Secretaria de Planejamento e Gestão – Seplag, Fabrício Marques Santos, essa sempre foi uma agenda prioritária no Estado. “Agora, mais do que nunca, ficamos felizes por termos dado passos importantes lá atrás para que ela se concretizasse cada vez mais. Temos trabalhado em um conjunto de medidas adotadas nessa linha para que a máquina pública atue de forma moderna, célere e com real capacidade de atender às principais demandas sociais. É um movimento que vem sendo construído a muitas mãos e que, sem dúvidas, tem transformado a forma de fazer gestão pública em Alagoas”, afirma.

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A plataforma Alagoas Digital (alagoasdigital.al.gov.br) é apenas uma das frentes em que o Estado vem trabalhando, com maior intensidade desde 2017, para garantir que a máquina pública alagoana consiga fazer uso do melhor da tecnologia e atender, de forma mais eficaz, às demandas da população.

“O portal é o carro-chefe de uma grande estratégia do Governo do Estado, orientada pelo Programa Alagoas Mais Digital, para simplificar e aprimorar a oferta de serviços à população através dos meios digitais, dando ênfase à transformação digital dos serviços públicos e priorizando a inclusão dos que mais precisam”, explica o superintendente de Modernização da Gestão da Seplag, Thiago Ávila,.

Serviços na pandemia – A pandemia de Covid-19 trouxe diversas urgências aos Estados, dentre elas, a demanda cada vez maior em torno de uma prestação de serviços segura e facilitada para o cidadão. Em Alagoas, a Seplag, que já estava preparando o terreno para a Transformação Digital dos serviços públicos, juntou esforços para acelerar o processo e garantir a continuidade de atendimento à população.

O trabalho transversal realizado por meio da plataforma Alagoas Digital reforça esse empenho. Após um ano do seu lançamento, o site já conta com mais de 130 serviços que podem ser realizados em casa pelo cidadão alagoano, algo que pode fazer toda a diferença numa crise pandêmica. Além disso, a ferramenta também disponibiliza informações de 1975 serviços, outro fator importante para evitar que cidadãos se exponham e deem viagens perdidas na hora de buscar atendimento.

“Não importa onde o cidadão esteja, na capital ou interior, pode acessar o portal do conforto de casa, com o devido distanciamento social. A ferramenta, além de aprimorar e facilitar a vida da população, também se tornou um instrumento importante de mitigação dos riscos da pandemia de coronavírus”, comenta o superintendente de Modernização da Gestão da Seplag, Thiago Ávila.

No portal, o usuário pode buscar por serviços de mais de 60 órgãos. Dentre os mais procurados, estão Detran, Sefaz, Equatorial Energia, Seduc, Sesau, Casal e a Defensoria Pública Estadual.

“A plataforma realmente é uma ferramenta de grande importância. As informações referentes à Sesau são bastante úteis, tanto para a gestão, já que podemos ter uma visão ampla do que temos e ofertamos, quanto para a população que vem utilizando o serviço”, pontua a coordenadora local responsável pelas informações da Secretaria de Estado da Saúde no portal, Rita Bittencourt.

Ao clicar sobre o serviço desejado, além de contar com a opção de realizá-lo, é possível ter informações sobre os custos necessários, as etapas e o tempo de realização, o público-alvo a quem se destina, entre outras coisas. Por meio do site, o cidadão consegue fazer emissões de diversos tipos de certidões, guias de arrecadação para tributos estaduais como o IPVA e ICMS, requerimentos, serviços do Detran como a solicitação de 2ª via da CNH, serviços do Sine e da SRTB, como o seguro-desemprego, da Casal.

Desenvolvido pela Seplag em parceria com a Fapeal, Secti e Itec, a ferramenta traz também uma área destinada para os aplicativos do governo voltados para a população e, ainda, um espaço da Ouvidoria, no qual os cidadãos podem tirar suas dúvidas, fazer reclamações, sugestões ou elogios em relação à prestação de serviços do Estado.

“Eu não conhecia o Portal Alagoas Digital quando iniciei o processo de habilitação. Estava pesquisando sobre o Detran para obter algumas informações, entrei na plataforma e encontrei tudo o que precisava naquele momento. Hoje, estou finalizando o processo e qualquer dúvida sempre entro no Portal”, conta a estudante Alice Gomes.

FONTE: SECOM AL // TEXTO: Minne Santos

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