O mercado de vendas está cada vez mais competitivo. Por isso, ser a primeira opção de escolha e assumir uma posição de destaque no mercado é o sonho de qualquer empresa. O que faz um cliente adquirir um produto ou serviço de uma marca em vez de outra é justamente, o valor que aquilo representa para ele. Dessa forma, é comum adotar uma série de estratégias que colocará em evidência os benefícios que a empresa oferece ao seu público, entre elas, a proposta de valor.
A proposta de valor é uma prática originária do marketing, com o objetivo de levar ao cliente uma ideia clara, concisa e transparente de como determinado negócio pode ser relevante para ele. O desenvolvimento dessa ideia é uma das principais etapas de estratégias de planejamento importantes. É um erro iniciar um novo negócio sem ter esse conceito bem executado.
Toda empresa é fundada com base em pilares de atuação e de práticas diante do mercado e do público. Essas ideias devem nortear a proposta de valor, uma vez que, a partir delas, esse negócio vai oferecer produtos ou serviços ao público. É a soma de argumentos da proposta de valor que mostrará com clareza por que a empresa deve ser escolhida.
Características fundamentais
Quanto mais clara for a proposta, mais facilmente conseguirá passar a mensagem ao consumidor. É fundamental que ele entenda a missão da empresa na oferta de um serviço ou produto. Portanto, ao vender um software, por exemplo, essa ideia precisa estar clara sem que o leitor da proposta faça grandes esforços para entender.
A clareza é um dos principais pontos de bons conteúdos de comunicação. Ao se tratar de um texto para venda, o entendimento rápido do consumidor significa que a empresa teve a preocupação em ser direta e objetiva ao falar de si própria. É importante todo o público conseguir entender a mensagem. Prezar por esse ponto é essencial.
Além disso, toda empresa trabalha com um público-alvo bem definido, o que também influencia a maneira como ela se relaciona com seu cliente. Ao saber para quem se fala, automaticamente é necessário se comunicar da maneira mais adequada, e a linguagem está diretamente ligada nisso.
Ao acertar na linguagem, a empresa se mostrará mais próxima do público, com uma abordagem mais natural e apropriada. Se o público-alvo é mais jovem, por exemplo, é possível usar uma linguagem mais leve na proposta. Acertar na abordagem dos conteúdos é aumentar o engajamento.
Por fim, a proposta deve ser adequada e baseada no que a empresa faz. Outro ponto fundamental é ter sinceridade e objetividade ao descrever como o serviço ou o produto pode ajudar na dor do público-alvo. A transparência tem grande valor na proposta. Ao perceber isso, o consumidor se sente mais confiante e entende que pode esperar exatamente o que está descrito naquela proposta. Essa franqueza é um elemento que favorece muito a aceitação e a proximidade entre cliente e empresa.
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FONTE: ASSESSORIA