O Programa Mais Renda iniciou nova etapa, nesta quarta-feira (16), capacitando microempreendedores de Balsas e de Bernardo do Mearim. A nova fase é decorrente da ampliação do programa feita pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), com a aquisição de duas unidades móveis que levarão os cursos itinerantes a 28 municípios maranhenses.
Confeitaria e costura são as novas modalidades ofertadas pelo programa, além dos cursos das áreas de alimentação e estética. As duas carretas são equipadas com salas de aulas teórica e prática, proporcionando um aprendizado completo ao aluno microempreendedor.
Para o secretário Márcio Honaiser, o programa é uma oportunidade única para que as pessoas possam ampliar suas rendas, principalmente no momento atual de pandemia e recessão econômica.
“O Mais Renda é um suporte que o Governo do Estado oferece para que microempreendedores possam qualificar o seu trabalho, ampliar a renda e, a partir disso, viver com mais dignidade. Por isso, investimos no programa com a aquisição de duas unidades móveis que levarão os cursos com mais praticidade aos municípios, permitindo que os beneficiários consigam gerenciar e administrar o seu próprio negócio”, pontuou o secretário.
Os beneficiários de Balsas e de Bernardo do Mearim terão aulas com carga horária de 42 horas, divididas em três eixos de aprendizagem: humano, técnico e gerencial, além da parte prática. Tereza Silva escolheu o curso de culinária para aperfeiçoar o seu negócio, e com isso pretende melhorar as vendas do seu churrasquinho, principal fonte de renda da família.
“Agradeço muito a Deus e ao Governo do Estado por nos ajudar a melhorar o nosso trabalho. Eu já vendia espetinho e pastel, agora tenho muita esperança em aumentar as minhas vendas, além de aprender a administrar o meu dinheiro e acrescentar outras opções no cardápio”, disse Tereza.
Igarapé Grande, Lago da Pedra, Trizidela do Vale e Coroatá serão os próximos municípios a receberem as unidades móveis do Mais Renda. O programa amplia a renda de vendedores e prestadores de serviços que exercem a atividade na informalidade ou com pouca estrutura.