O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaProarte RN incentiva participação de artesãos no Mercado Livre

Proarte RN incentiva participação de artesãos no Mercado Livre

Plataforma possui 600 produtos confeccionados por quase 50 profissionais

Artesãs e artesãos do Rio Grande do Norte já podem comercializar seus produtos na Loja Oficial do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Mercado Livre (https://loja.mercadolivre.com.br/loja-do-artesanato-brasileiro), plataforma de comércio eletrônico que já conta com mais de 600 produtos confeccionados por cerca de 50 profissionais do segmento cadastrados no programa.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com a subcoordenadora do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte), Graça Leal, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Graça Leal), a Loja Oficial do PAB no Mercado Livre é mais uma opção que artesãs e artesãos do RN têm para comercialização de seus produtos, agora, em plataforma virtual.

O Rio Grande do Norte tem 9.385 profissionais inscritos no PAB e é o sétimo estado do país em número de artesãos cadastrados no Programa até dia 1º de junho de 2021. O Proarte RN este ano selecionou 43 artesãs, artesãos e entidades representativas para participar da 26ª Fiart – Feira Internacional do Artesanato ocorrida dias 4, 5 e 6 de junho em modelo totalmente online.

Graça Leal destaca que para participar da loja, os profissionais do artesanato têm de ser cadastrados no PAB e com SICAB válido. Só assim vão poder enviar seus anúncios por meio do formulário de inscrição (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchf4oQ_67JwB8oa9MPfq78FU7-mVxmenk8hW5lcbggtBh58g/viewform).

A Loja do PAB no Mercado Livre, compara Graça Leal, é semelhante ao modelo adotado pela Espacial Eventos, promotora e realizadora da Fiart – Feira Internacional de Artesanato. A comercialização dos produtos de artesãs e artesãos do RN inscritos na Fiart é feita de forma virtual pelo www.fiart.com.br. O site estará ativo até janeiro de 2022.

MERCADO

A loja virtual é uma iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) por meio de sua Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe). A loja virtual já conta, na plataforma de comércio eletrônico, com mais de 600 produtos confeccionados por cerca de 50 artesãos cadastrados no programa.

Com a Loja, o PAB quer apoiar a inclusão digital e financeira de profissionais cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), por meio de capacitações, venda de produtos no marketplace e soluções financeiras, potencializando a geração de trabalho e renda, ressalta o subsecretário da Sempe, Michael Dantas.

Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta ressalta que “a ação reforça o compromisso do Mercado Livre com a democratização do comércio eletrônico e com a inclusão digital e financeira dos artesãos, dando visibilidade aos seus produtos e facilitando o acesso aos consumidores de todo o Brasil”.

Nesta fase inicial do projeto foram mobilizados gestores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), coordenadores de artesanato dos estados e representantes da Confederação Nacional de Artesanato para que conhecessem o ecossistema de soluções do Mercado Livre. Além disso, foi realizado um webinar ao vivo e gratuito sobre como vender na plataforma para cerca de cinco mil artesãs e artesãos de todo o Brasil.

Estão sendo preparados novos materiais e capacitações gratuitas sobre as ferramentas digitais do Mercado Livre buscando incluir cada vez mais artesãos na loja oficial do Programa.

As ações do Programa têm possibilitado a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades,frisa o coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato da Sempe, Fábio Silva.

FONTE: SECOM RN

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024

Um estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024. E é por conta disso que a Paraíba está em...