Prefeito João Campos assinou o contrato nesta terça (19), quando recebeu o Superintendente da Caixa no Recife, José Antônio da Silva e comitiva do banco. Recurso será destinado a obras de Infraestrutura, Saneamento e criação de banco de projetos
A Prefeitura do Recife formalizou nesta terça-feira (19) a execução de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal de R$ 100 milhões para investimento em ações na capital pernambucana. Os recursos são oriundos do programa de Financiamento de Infraestrutura e Saneamento (Finisa) e têm o objetivo de promover obras de infraestrutura, habitação, saneamento, sistema viário, além da criação de banco de projetos. A operação foi autorizada pela Câmara Municipal do Recife e concretizada hoje, com a assinatura do contrato com a Caixa pelo prefeito João Campos.
“Estamos fazendo um grande esforço desde o começo do ano para ajustar as contas e permitir operações de crédito. Com esta, firmada através do Finisa com a Caixa, poderemos fazer grandes investimentos em várias áreas da cidade, beneficiando quem mais precisa. A gente garante recursos para obras que já estão em andamento, como o Parque das Graças e o Cais da Aurora, e também nos permite executar compromissos assumidos com o povo do Recife”, explicou o prefeito João Campos.
As ações contempladas pelo financiamento serão executados em todas as regiões da cidade, garantindo a execução de obras de grande relevância para a dinâmica da cidade, tais como o Cais da Aurora, Parque das Graças, novos COMPAZ, requalificação do Parque das Esculturas e UPAE Casa Amarela. Além das intervenções propriamente ditas, o financiamento viabilizará a contratação de empresas especializadas na elaboração de projetos executivos, visando a criação de banco de projetos a serem executados posteriormente, o que promoverá uma otimização na captação dos recursos a serem utilizados na implementação das obras planejadas.
No início do ano, o prefeito João Campos anunciou um conjunto de medidas no controle e no corte de despesas internas visando uma economia ao cofre público municipal. A iniciativa vem reunindo um conjunto de ações integradas que já estão sendo executadas pela administração direta e indireta. A partir deste objetivo, está sendo possível fazer o equilíbrio fiscal, mantendo os serviços, programas, ações e projetos, além de permitir novos investimentos na cidade a partir de operações de crédito como a firmada nesta terça através do Finisa.
Fotos: Diego Nigro/PCR
FONTE: IMPRENSA PCR