A Prefeitura de João Pessoa segue trazendo mais oportunidades de qualificação para quem busca uma colocação no mercado profissional. Desta vez, uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), através do programa Acessuas Trabalho, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está ofertando 312 vagas para cursos profissionalizantes. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
Ao todo, são onze capacitações oferecidas: Assistente Administrativo, Almoxarife, Operador de Computador, Excel Avançado, Informática para Rotinas de Trabalho, Torneiro Mecânico, Costureiro Industrial do Vestuário, Costura de Malhas em Máquina Industrial, Pedreiro de Alvenaria, Técnicas de Pintura Imobiliária e Instalador de Cerca Elétrica. Cada curso estabelece pré-requisitos específicos. A maioria exige idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo.
De acordo com a coordenadora do Acessuas Trabalho em João Pessoa, Kaline Guerra, o encaminhamento para cursos profissionalizantes faz parte das ações do programa. “Atendendo a pedidos da população, estamos oferecendo cursos de extrema empregabilidade para o público atendido pela Sedhuc e para toda a população que sofre com os impactos causados pela pandemia do Covid-19”, disse.
Locais – Outra parceira da iniciativa é a faculdade Uninassau. A instituição de ensino – que fica na Avenida Epitácio Pessoa, 1201 – está cedendo salas para realização das aulas de Assistente Administrativo, Operador de Computador, Excel Avançado e Informática para Rotinas de Trabalho. As atividades das demais capacitações serão distribuídas por outros três locais: a sede do Senai, no Distrito Industrial; o CRAS Mandacaru; e o CRAS Alto do Mateus.
Documentação – As inscrições para os cursos estão acontecendo, das 8h às 17h, na sede do Acessuas Trabalho, que fica localizada na Rua Professor Sizenando Costa, 57, no bairro do Roger, na lateral do Parque Arruda Câmara (Bica). As pessoas interessadas precisam levar cópias do RG, do CPF, de um comprovante de residência do mês vigente, do comprovante de escolaridade e, se requisitado para o curso, comprovante de experiência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3214-3112.
FONTE: IMPRENSA PMJP // TEXTO: Alysson Bernardo