O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeitura de João Pessoa cria plano de contingência e afasta risco...

Prefeitura de João Pessoa cria plano de contingência e afasta risco de colapso em cemitérios

Com agilidade e planejamento, desde o início deste ano a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem monitorando de maneira intensificada a situação dos cemitérios públicos de João Pessoa. A pasta criou um gabinete de monitoramento permanente desses espaços, que realiza relatórios diários dos quantitativos de vagas e projeções para os meses seguintes. O trabalho faz parte do plano de contingenciamento da Secretaria no que diz respeito às vítimas da Covid-19 e tem assegurado a plena realização de sepultamentos na rede pública.

De acordo com o relatório do referido gabinete, o mês de março encerrou com 311 sepultamentos de vítimas da doença, atendendo todas as normas exigidas pelos órgãos de saúde no que compete à prevenção da Covid. “Conseguimos agir rápido e evitar esse colapso na nossa rede de cemitérios. Esses locais passaram muito tempo sem administração efetiva, que realizasse o monitoramento de jazigos num cenário de pandemia. Estamos atendendo a demanda com as vagas que possuímos e, pensando a longo prazo, caso seja necessário, temos um plano de vagas extras em execução, mas que felizmente, e graças ao nosso planejamento, ainda não precisaram ser utilizadas”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

- Continua depois da publicidade -

Além de reforçar todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs) de coveiros e demais funcionários que trabalham nos cemitérios da cidade, a Sedurb tem promovido capacitação constante junto a esses servidores, como forma de orientação ao cumprimento dos protocolos necessários. A pasta também contratou novos servidores, para reforçar o efetivo que atua nesses locais e intensificou as ações de manutenção e zeladoria nos cemitérios. Em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), serviços de poda, limpeza, reparos estruturais, pintura e manutenção, têm ocorrido diariamente nos cemitérios. “Apesar dos protocolos para sepultamentos exigirem que as cerimônias ocorram de maneira mais rápida, a gente sabe que a limpeza e o zelo desses espaços são fundamentais. Diante disso, colocamos nossas equipes atuando nos cemitérios todos os dias, como forma de evitar o sucateamento desses locais, que passaram bastante tempo sem receber o devido cuidado”, reiterou o secretário.

Informatização dos cemitérios – A Sedurb está implantando em prazo recorde o sistema de informatização dos cemitérios públicos de João Pessoa. O serviço, inédito na administração pública da cidade, além de proporcionar uma maior agilidade no atendimento à população, vai garantir um monitoramento ainda mais eficaz do controle de vagas nesses locais. “Estamos num estágio avançado de implantação e ainda neste mês de abril vamos dar início à informatização dos nossos cemitérios. É um trabalho minucioso e que vai assegurar ainda mais a plena administração desses espaços”, frisou o secretário.

FONTE: IMPRENSA PMJP TEXTO: Andrezza Carla

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...