O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeito Geraldo Julio apresentou experiências do Recife na primeira infância durante conferência...

Prefeito Geraldo Julio apresentou experiências do Recife na primeira infância durante conferência internacional Urban 95

Evento virtual reuniu representantes de cidades de todo o mundo que se destacam no apoio de crianças e famílias vulneráveis no cotidiano e durante a pandemia da covid-19

A manhã desta quarta-feira (09) foi de troca de experiências, debate e grande enriquecimento na área da primeira infância para o Recife. O prefeito Geraldo Julio participou, do dia de encerramento da conferência virtual sobre a primeira infância Urban 95 Convening – Urban Inequalities and its Impact on Young Children Throuhg the Lands of Data. O evento, organizado pela Fundação Bernard Van Leer, acontece desde o dia 30 de novembro e reuniu cidades, líderes e especialistas de mais de 15 países que estiveram na vanguarda do uso de dados para apoiar famílias vulneráveis cotidianamente e, principalmente, em tempos de Covid-19.

- Continua depois da publicidade -

O prefeito Geraldo Julio representou o Recife, considerada uma das cidades pioneiras da iniciativa no Brasil e foi convidado para participar da sessão aberta ao público de fechamento do evento. Ele compôs a mesa com o prefeito de Lima, Peru, Jorge Muñoz e a vice-prefeita de Tel Aviv, Israel, Zippi Brand Frank. A moderadora foi Ory Okolloh, do Quênia, ela faz parte do grupo de conselheiros da Fundação Bernard van Leer. A Fundação holandesa foi criada em 1949 e financia e compartilha conhecimento sobre o trabalho no desenvolvimento da primeira infância.

“Tratar da primeira infância é tratar do que é prioridade para todos, precisa estar no centro de nossa atenção. Para enfrentar a pandemia, uma coisa tão nova para todos, que desafia a humanidade, a primeira decisão que tomamos foi a de seguir a ciência. Tudo o que foi feito aqui foi seguindo as orientações com base científica. Usamos a tecnologia para fazer um mapeamento do nosso cenário. Criamos o aplicativo Atende em Casa, com o recurso de consulta com teleconferência, evitando que a criança saísse de casa e ficasse exposta à contaminação”, contou o prefeito Geraldo Julio durante o encerramento do evento.

“Com as escolas fechadas, nós tratamos de garantir a segurança alimentar, oferecendo cestas básicas, já que temos o problema da desigualdade social. Também fizemos os kits de limpeza e higiene e os kits de livros e materiais pedagógicos para que as crianças continuassem estimuladas a se desenvolverem. Após a pandemia, o desafio será identificar as consequências da pandemia no desenvolvimento das crianças. Isso precisará ser uma prioridade”, complementou.

A abertura contou com cerca de 300 convidados e 5 webinars temáticos e sessões práticas sobre as oportunidades para uma cidade Urban95. O objetivo foi garantir que os bebês, crianças pequenas e seus cuidadores, representantes de parcela bastante vulnerável da população, sejam representados nos dados que as cidades usam para a tomada de decisões, durante e após acontecimentos como a pandemia da covid-19.

RECIFE E A PRIMEIRA INFÂNCIA – O investimento na primeira infância é considerado uma prioridade na atual gestão e a ideia é fortalecer as atividades intersetoriais de todas as secretarias da prefeitura que tenham o foco em políticas públicas voltadas para mães gestantes e crianças do zero aos seis anos de idade por meio da atuação da secretaria executiva para a primeira infância, que é uma secretaria meio ligada a secretaria de planejamento e gestão. Algumas das ações de destaque são o Programa Mãe Coruja Recife, que apoia a gestante e os primeiros anos de vida da criança, a Semana do Bebê do Recife, a maior do Brasil, o Programa Mais Vida nos Morros, que coloca as crianças no centro do redesenho de suas comunidades, as ações do Compaz e entre outras.

MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA – Em maio de 2018, o Recife aprovou o seu Marco Legal da Primeira Infância. Ele estabelece a Política Municipal para a Primeira Infância, que compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, mulheres grávidas e seus núcleos familiares. Nele estão as diretrizes, instrumentos e competências para a formulação de políticas públicas direcionadas a esse público. Para a construção desses documentos, a Prefeitura do Recife conta com o suporte dados pela Fundação Bernard van Leer e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, envolvendo diretamente 10 secretarias municipais.

FONTE: GABINETE DE IMPRENSA PMR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...