Teresina, que nesta segunda-feira (16) completa 169 anos, é a principal beneficiada dos projetos de PPP até o momento: dos dez contratos assinados, sete são de serviços na capital, incluindo o Centro de Convenções.
A reforma do Centro de Convenções de Teresina segue a todo vapor, com 62 operários trabalhando no local para entregar a primeira etapa da obra, o restaurante, no mês de outubro deste ano. Também já foi iniciada a restauração do painel na fachada do prédio, de autoria do artista piauiense Nonato Oliveira, por uma equipe de cinco pessoas coordenada pelo pintor.
A reabertura completa do espaço está programada para março de 2022. “O Centro de Convenções foi palco de tantas histórias, de tanta tradição, que ficou fechado por 12 anos. Mas tudo se refaz e as PPPs estão transformando o caminho e a história da nossa cidade, mudando a vida da nossa gente. É gratificante reconstruir e devolver o que se perdeu para nossa cidade”, comenta a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura.
Dentre os projetos de PPP contratados pelo Governo do Estado na capital, o mais expressivo é o case da Águas de Teresina. Com a PPP do saneamento, toda a população da zona urbana da cidade, cerca de 800 mil pessoas, podem contar com água limpa em casa. Por muitos anos, a cidade ocupava uma posição ruim no Ranking do Saneamento feito pelo Instituto Trata Brasil e isso se refletia no dia a dia da população, a cidade tinha um histórico de falta de água crônico em algumas regiões como o Grande Dirceu, na zona sudeste, e a região da Santa Maria da Codipi, na zona norte.
Hoje, a realidade é outra e Teresina está entre os municípios cujo índice no atendimento urbano com água tratada é de 100%, segundo a edição 2021 do Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil.
Para Luciano Rodrigues, morador do bairro Morro da Esperança, a pandemia teria sido bem pior sem a garantia do abastecimento universalizado. “Graças a Deus temos agora água na torneira para lavar as mãos e tomar banho à vontade, lavar as roupas, ou seja, mais saúde e qualidade de vida”, afirma.
Outro grande exemplo de projeto que mudou a realidade de Teresina é a PPP da Nova Ceasa. O que antes era um ambiente caótico, sujo e com grande parte da estrutura física danificada, agora é o maior exemplo de modernização do equipamento público e seu projeto é considerado a melhor PPP do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) por abordar o desafio da pobreza, a criação de empregos locais, saúde, segurança alimentar, inclusão de gênero e fornecer soluções reais combinando critérios sociais, ambientais e econômicos.
O primeiro projeto do Programa de PPP Piauí foi a concessão do Terminal Rodoviário de Teresina, em 2015, e trouxe grandes melhorias. Informatização dos guichês, internet livre e infraestrutura confortável são alguns dos fatores reforçados pela concessionária PPP, que elevou a credibilidade junto aos usuários. “Parabéns à Sinart pelo desenvolvimento aqui no Piauí, estão fazendo um trabalho extraordinário”, comenta a empreendedora Valdeni Sá, usuária da rodoviária de Teresina. O Novo Piauí Center, o Ginásio Verdão e o projeto de acesso à internet Piauí Conectado, cuja sede e data center estão localizados na capital, também passaram por um processo de modernização física e de serviços com as PPPs.
FONTE: SECOM PI