O tão aguardado projeto da Ponte Salvador-Itaparica deu mais um passo importante rumo à sua realização. O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (1º), um despacho assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, encaminhando ao Congresso Nacional o pedido de análise para o financiamento da construção da ponte.
A princípio, a proposta é direcionada ao Senado Federal e solicita a autorização para a contratação de uma operação de crédito externo, com a garantia da República Federativa do Brasil.
O financiamento, que ocorrerá por meio de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia e a Corporação Andina de Fomento (CAF), visa viabilizar o Projeto Sistema Viário Integrado do Estado da Bahia, no qual a ponte é a principal obra.
Sondagem dos locais de construção da Ponte Salvador-Itaparica já começaram
Desde o dia 11 de junho, a obra da Ponte Salvador-Itaparica está na fase de perfurações de sondagem em águas rasas, um dos passos mais cruciais do projeto. As perfurações têm como objetivo analisar o solo marinho, fundamental para a escolha dos locais onde serão instalados os pilares da ponte, garantindo a segurança e estabilidade da estrutura.
As perfurações começaram do lado de Vera Cruz, e a plataforma de sondagem está se movendo ao longo de um trecho de 1,5 km até a margem de Salvador. Ao todo, serão feitos 22 furos em lâmina d’água.
Os fragmentos de solo coletados estão sendo analisados por laboratórios especializados, que fornecerão relatórios detalhados sobre as características do solo.
Qual o Impacto Econômico e Social da Ponte Salvador-Itaparica?
Ao mesmo tempo, a construção da ponte promete ser um divisor de águas para a economia e infraestrutura da região. Ao todo, o projeto beneficia diretamente mais de 10 milhões de pessoas em 250 municípios. Desse modo, vai trazer desenvolvimento e novas oportunidades para o estado da Bahia.
Até o momento, 17 empresas baianas participam do projeto, com a geração direta e indiretamente de 300 empregos, movimentando a economia local. A fase de sondagem representa um investimento de R$ 160 milhões, o que demonstra a magnitude do empreendimento.
Tabela Resumo da Ponte Salvador-Itaparica
Fase do Projeto | Descrição |
---|---|
Financiamento | Proposta enviada ao Congresso Nacional para autorização de crédito externo. |
Parceiros | Governo da Bahia e Corporação Andina de Fomento (CAF). |
Início das Perfurações | 11 de junho de 2024. |
Local de Perfurações | Início em Vera Cruz, movendo-se até Salvador. |
Total de Furos Realizados | 22 furos em lâmina d’água. |
Profundidade das Perfurações | Até 10 metros. |
Empregos Gerados | 300 empregos diretos e indiretos. |
Empresas Envolvidas | 17 empresas baianas. |
Beneficiados pela Ponte | Mais de 10 milhões de pessoas em 250 municípios. |
Investimento na Fase de Sondagem | R$ 160 milhões. |
LEIA TAMBÉM:
– Como João Pessoa se transformou na capital do desenvolvimento no Nordeste
– Quem é a baiana eleita uma das negras mais influentes do mundo?
– Nordeste será palco de ação Militar Internacional; saiba mais
Em resumo, a construção da Ponte Salvador-Itaparica marca o início de uma nova era de conectividade e progresso para a Bahia. Desse modo, promete melhorar a mobilidade entre Salvador e a Ilha de Itaparica.
Além disso, vai impulsionar o desenvolvimento regional principalmente para o Sul do estado. O projeto é uma aposta no futuro, trazendo benefícios econômicos, sociais e estruturais que vão além das expectativas.
LEIA MAIS – Projeto da Ponte do Futuro avança e define áreas das obras
Com o avanço das etapas e a análise do financiamento pelo Congresso, a ponte se aproxima cada vez mais da realidade.
Contudo, a expectativa é que, o quanto antes, a obra possa começar efetivamente para que nos próximos anos vejamos de verdade esse impacto positivo para milhões de baianos e turistas
LEIA TAMBÉM:
– Três cidades do Nordeste somam 107 mil turistas estrangeiros em 1 mês
– Praia do Sancho em Noronha é eleita a Melhor do Mundo pela TripAdvisor