O Piauí vem se consolidando como um dos principais polos de geração de energias renováveis no Brasil. Nesta semana, um novo empreendimento recebeu o aval para começar suas atividades, com a emissão da licença de operação (LO) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O parque eólico Ventos de São Zacarias, situado no município de Simões, tem um forte compromisso com a responsabilidade socioambiental e econômica da região, com previsão de funcionamento entre 30 e 90 dias.
Projeto vai gerar 3 mil empregos
Esse parque eólico terá uma capacidade superior a 300 Megawatts e deverá gerar cerca de 3 mil empregos, reforçando a posição do estado como referência no setor energético nacional.
Para garantir a viabilidade ambiental do projeto, a Semarh prestou total apoio técnico. A licença concedida tem validade até 2028, com possibilidade de renovação.
O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, ressalta o papel do Governo do Piauí, por meio da Semarh, na promoção de iniciativas voltadas à energia limpa e renovável. “Estamos à frente do incentivo a projetos sustentáveis, equilibrando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Isso nos tem permitido avançar não apenas na produção de energia limpa, mas também na geração de empregos”, destaca.
LEIA TAMBÉM:
– Cometa do Século trará espetáculo para o céu do Nordeste
– O impacto no Nordeste com a volta do horário de verão
– Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024
A licença de operação (LO) é um documento emitido pelo órgão ambiental que garante que o empreendimento cumpre as normas ambientais e está apto a iniciar suas atividades.
Ela é concedida após a verificação do cumprimento das medidas de controle e condicionantes exigidas nas etapas anteriores de licenciamento.
LEIA MAIS – Chinesa Arctech Solar inaugura nova fábrica na Bahia
A licença de operação nº PI-LO.06859-0/2024 para o Parque Eólico Ventos de São Zacarias 02, em Simões, foi emitida em conformidade com todas as exigências ambientais.