A PPP vai melhorar a qualidade dos serviços aeroportuários e fomentar o turismo e desenvolvimento na região da Rota das Emoções. A licitação deve acontecer até julho.
O governador Wellington Dias e a superintendente da Superintendência de Parcerias e Concessões do estado (SUPARC), Viviane Moura, participam do evento organizado pela ABDIB, no dia 27, às 15h, com transmissão no canal de youtube da ABDIB. Durante o encontro, que reunirá o presidente da Associação, VeniltonTadini e o vice-presidente Executivo, Ralph Terra, serão apresentados detalhes sobre o projeto e estudos técnicos de viabilidade.
A empresa vencedora da licitação, que está prevista para maio deste ano, ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária no aeroporto. A concessão será de 32 anos e tem valor estimado de investimento de cerca de R$ 112 milhões. Parnaíba, onde está localizado o Aeroporto, é a segunda maior cidade do estado do Piauí, com polos geradores de viagens, como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial.
A cidade se destaca pelo potencial turístico, sendo uma das paradas da Rota das Emoções, passeio que inclui Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA), que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. Além disso, é a base para conhecer o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas. Esse é o aeroporto mais próximo da Europa.
“Esse projeto vem sendo estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e acompanhado pela Secretaria da Aviação Civil do Governo Federal, e é extremamente importante para o turismo nessa região. Estamos focando na modernização da infraestrutura do aeroporto e promover melhorias na prestação dos serviços sobretudo para o usuário, desenvolvendo várias cadeias produtivas e fomentar o crescimento da economia local”, comentou a superintendente da Suparc, Viviane Moura.
Nos últimos quatro anos, o Aeroporto de Parnaíba movimentou uma média de oito mil passageiros por ano. Em 2014 e 2015, com as obras de obras de ampliação da pista e entrada da Azul no aeroporto, a movimentação atingiu o pico de 14,8 mil passageiros. “Parnaíba tem uma infraestrutura privilegiada levando em consideração aeroportos regionais. A cidade é um ponto turístico que se destaca no cenário internacional, sendo um destino bastante procurado para inclusive o turismo do esporte, principalmente com relação ao kitesurf”, ressaltou Carina Câmara, superintendente de Turismo da Setur.
Com as melhorias e ampliações propostas, a estimativa da movimentação de passageiros em 2050 é de 500 mil. Ainda nessa projeção, a receita anual para o aeroporto em 2050 está estimada em R$ 16,69 milhões. “A PPP do aeroporto de Parnaíba é uma solução integrada para melhorar o polo turístico, criar um centro de negócios, ser um ponto de desenvolvimento social e fomentar a aviação regional”, destacou Rodolpho Oliveira Santos, responsável pelos estudos do projeto e que também participa do evento da ABDIB
O aeroporto tem ainda potencial de ser um centro de distribuição de cargas, considerando sua localização central em relação a outras grandes cidades do Nordeste. Também está próximo de uma zona de processamento de exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado. Mais informações no site www.ppp.pi.gov.br.
FONTE: ASSESSORIA