Pernambuco será o pioneiro na instalação da primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil, que será localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape.
O projeto deve impulsionar a economia limpa no estado, gerando 250 empregos diretos e mais 15 mil indiretos
O acordo foi oficializado entre o Governo do Estado e a European Energy, durante uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, na segunda-feira (23).
Na ocasião, a governadora Raquel Lyra assinou o contrato e anunciou que a planta ocupará uma área de 10 hectares, com um investimento previsto de R$ 2 bilhões.
Raquel Lyra destacou a importância desse investimento para o estado, afirmando que Pernambuco se tornou um local estratégico para a European Energy devido à sua posição geográfica, as oportunidades oferecidas pelo Porto de Suape e o potencial de geração de energia renovável, como eólica e solar, na região.
Segundo a governadora, esse empreendimento vai não apenas criar empregos, mas também consolidar Pernambuco como um dos pioneiros na produção de e-metanol no Brasil.
O início das operações da planta criará 40 empregos fixos, além de beneficiar a cadeia de fornecedores locais.
De acordo com o cronograma, o projeto básico será apresentado até abril de 2025, com as obras começando seis meses depois, após a obtenção das licenças ambientais necessárias.
Jens-Peter Zink, vice-presidente da European Energy, explicou que a decisão de implantar a unidade em Pernambuco faz parte da estratégia global da empresa, que busca expandir internacionalmente e contribuir para a descarbonização com projetos sustentáveis.
Ele destacou que o Brasil tem o potencial necessário para se tornar um líder na transição energética global.
As obras estão previstas para iniciar em outubro de 2025, com a planta entrando em operação em julho de 2028, em um terreno próximo ao Estaleiro Atlântico Sul.
O e-metanol, ou metanol verde, será produzido a partir de fontes renováveis, com destaque para o hidrogênio verde, um combustível livre de emissões poluentes.
Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, ressaltou que o investimento da European Energy reforça o compromisso do governo com a transição energética e a atração de novos negócios na cadeia do hidrogênio verde, uma área com grande potencial para o estado.
LEIA MAIS – Porto de Suape bate o recorde de movimentação de cargas dos últimos 45 anos
Saiba mais sobre o Projeto
- Modelo de Planta:
- O projeto da European Energy em Suape seguirá o modelo da planta moderna que está sendo comissionada na Dinamarca, um dos países mais sustentáveis da Europa.
- Produção Estimada:
- A previsão é de que a planta movimente 100 mil toneladas de e-metanol por ano no Porto de Suape, o sexto porto público mais movimentado do Brasil.
- Impacto no Complexo de Suape:
- O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, destacou que o projeto marca um divisor de águas para Pernambuco e para o porto.
- O investimento consolida a política de descarbonização e o uso de combustíveis de fontes limpas, impulsionando o transporte marítimo sustentável.
- O projeto vai posicionar Suape em um novo patamar de desenvolvimento sustentável.
- Presença da European Energy no Brasil:
- A European Energy, de origem dinamarquesa, já possui operações de geração renovável (solar e eólica) consolidadas em Pernambuco e na Paraíba, com um portfólio de ativos em expansão.
- Recife foi escolhida como sede da empresa no Brasil devido à importância da parceria com o Governo de Pernambuco.
- Parceria com A. P. Moller-Maersk:
- A European Energy firmou uma parceria com a A. P. Moller-Maersk, gigante do transporte marítimo, para o abastecimento de seus novos navios com e-metanol.
- A Maersk, através da subsidiária APM Terminals, está construindo em Suape o primeiro terminal de contêineres 100% eletrificado da América Latina, com previsão de início de operações no segundo semestre de 2026 e investimentos de R$ 1,6 bilhão.
- Investimentos no Nordeste:
- A European Energy opera no Nordeste brasileiro com dois projetos eólicos:
- Complexo Eólico Ouro Branco e Quatro Ventos, em Macaparana e Poção, Pernambuco, com capacidade de 94 MW.
- Uma planta solar em Coremas, Paraíba, com capacidade de 93 MW.
- A empresa também tem diversos projetos solares e eólicos em desenvolvimento em outros estados do Brasil.
- A European Energy opera no Nordeste brasileiro com dois projetos eólicos:
- Perfil Global da European Energy:
- Fundada em 2004, a European Energy conta com 23 escritórios em 18 países e uma equipe de 813 colaboradores de 43 nacionalidades.
LEIA TAMBÉM:
– Projeto da Ponte do Futuro avança e define áreas das obras
– Nordeste tem 5 cidades no TOP 10 da valorização imobiliária
– Como o Nordeste vai crescer com a nova lei do Turismo
– Salvador pode bater recorde de turistas no Carnaval 2025