Pôr do sol na praia do Jacaré, Roliúde Nordestina, Maior São João do Mundo ou as praias paradisíacas de João Pessoa e da Costa do Conde. Os agentes de viagens de todo o Brasil que estiverem em Fortaleza, no Ceará, participando da Abav Expo & Collab – principal evento do Turismo da América do Sul – terão a oportunidade de conhecer diversos roteiros que podem ser curtidos pelos turistas no Destino Paraíba durante todo ano. Do Litoral ao Sertão, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgará o que a Paraíba tem de melhor, além da famosa receptividade, gastronomia de excelência e a mão criativa de seus artesãos.
A Abav Expo & Collab será aberta nesta quarta-feira (06) e se estende até sexta-feira (08), no Centro de Eventos do Ceará, na capital Fortaleza. Será o primeiro grande evento no país, após a queda no número de casos da covid-19 e também a estreia da interinidade do evento. A partir de 2022, a Abav passará a ser realizada duas vezes ao ano: uma em São Paulo – que será permanente – e outra em uma capital brasileira. Para este ano, os organizadores estimam a presença de cerca de 8 mil pessoas, divididas nos três dias do evento.
A Paraíba também estreia uma nova forma de participar da Abav Expo. Em Fortaleza, a PBTur terá um estande próprio, que será ocupado pelas secretarias de Turismo de várias cidades paraibanas. Durante o evento, estão confirmadas reuniões com executivos das principais operadoras de turismo, a exemplo da CVC, Abreu, Azul Viagens, Agaxtur e Orienter.
De acordo com o diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, a Paraíba participará da Abav Expo como um destino de um patamar mais elevado, tendo em vista a grande procura pelo destino apontado pelas próprias operadoras de turismo e agências de viagens do país. “Estamos chegando com força no mercado nesse momento de retomada, onde as pessoas estão mais seguras para viajar, tendo em vista o avanço de vacinação e a queda no número de internações por covid-19”, apontou.
O executivo exalta o trabalho que a PBTur tem feito nos últimos meses junto às operadoras de turismo e companhias aéreas no processo de divulgação do destino. A ação de marketing junto à Azul Viagens e a companhia aérea Azul fez aumentar em cerca de 200% a procura pela Paraíba nos canais de vendas das empresas. “Estamos com uma reportagem especial na revista de bordo da Azul, além de vídeos institucionais sendo exibidos nos monitores dos assentos em voos que não têm João Pessoa como destino final”, revelou Lapa.
Campanha de divulgação – A PBTur, em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) e em conjunto com a Secretaria de Comunicação do Estado, está investindo em uma campanha promocional em TV fechada nos mercados de São Paulo e interior, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e Goiás. De acordo com o diretor de Marketing, essa é a maior ação de divulgação da Paraíba em tantos mercados ao mesmo tempo e com o volume de recursos.
Desta forma, o estande da Paraíba irá potencializar a divulgação do roteiro náutico em Cabedelo; as praias do litoral sul ou norte; das cenas cinematográficas da Roliúde Nordestina, em Cabaceiras; bem como ecoar o som das quadrilhas juninas, que anunciaram o retorno da realização do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, no mês do junho de 2022; entre outros pontos turísticos.
Além de todo esse leque de oportunidades para os profissionais do Turismo, a Abav Expo contará com o Ministério do Turismo, que estará presente como a grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes. A expectativa da organização é reunir cerca de oito mil pessoas, ao término dos três dias de atividades, e outras 20 mil na audiência da plataforma online que espelhará a programação física.