O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoO que esperar do clima do Nordeste para o restante de 2023?

O que esperar do clima do Nordeste para o restante de 2023?

A primavera é uma estação que traz muitas mudanças no clima e na vegetação do Brasil. Mas, diferente da costumeira estação de chuva, a primavera de 2023 vai sofrer forte influência do El Niño. Vamos conferir as previsões climáticas para essa região e ver quais são as principais características dessa época para este ano.

O que é o El Niño?

O El Niño é um fenômeno que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes do que o normal, alterando a circulação dos ventos e a distribuição das chuvas pelo mundo. Em 2023, o El Niño deve se desenvolver na sua forma Modoki, que significa que o aquecimento das águas se concentra no centro do Pacífico, em vez de na costa da América do Sul. Esse tipo de El Niño tende a provocar menos chuva durante a primavera do que no verão, especialmente em algumas áreas do Nordeste.

- Continua depois da publicidade -
A estiagem vai prevalecer durante toda a primavera no Nordeste

Como será o clima do Nordeste na primavera de 2023?

Segundo as previsões da Climatempo, a primavera de 2023 deve ter as seguintes características no Nordeste:

  • Setembro: chuva abaixo da média e temperatura acima da média histórica na região, de forma geral;
  • Outubro: chuva abaixo da média em várias áreas do MA, PI, CE, centro, oeste e norte da BA e no sertão de PE; temperatura acima da média em toda a região;
  • Novembro: chuva abaixo da média no MA, dentro ou abaixo da média no norte do PI, CE e na faixa leste do Nordeste e acima da média nas demais áreas; temperatura acima da média;
  • Dezembro: chuva abaixo da média na maior parte do Nordeste, exceto no nordeste do MA, no centro-norte do PI, CE, RN, PB, PE, AL e no extremo norte da BA, onde a chuva fica próxima ou acima da média; temperatura acima da média.
A primavera será marcada por muito calor no Nordeste

Estação de transição para o verão

Portanto, podemos esperar uma primavera com menos chuva do que o normal em algumas áreas do Nordeste, principalmente no sul e no oeste da região. Essa falta de chuva pode prejudicar a agricultura e os reservatórios de água, mas também pode evitar transtornos como alagamentos e deslizamentos. Por outro lado, outras áreas devem continuar com tempo seco e calor intenso, o que pode aumentar os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde.

A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão, por isso é importante acompanhar as atualizações das previsões meteorológicas e se preparar para as mudanças climáticas que podem ocorrer. O clima do Nordeste na primavera de 2023 deve ser variado e influenciado pelo El Niño Modoki, que pode trazer surpresas tanto positivas quanto negativas para a região.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....