O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNovo ramal ferroviário para fertilizantes vai impulsionar logística do Maranhão

Novo ramal ferroviário para fertilizantes vai impulsionar logística do Maranhão

O Corredor Centro-Norte e o Terminal da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI), no Porto do Itaqui, em São Luís, vão contar com mais um ramal ferroviário, que será destinado ao transporte de fertilizantes. O anúncio foi feito pelos grupos VLI e COPI, na quinta-feira (22). A iniciativa, segundo o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, vai impulsionar a logística do Maranhão.

“O Corredor Centro-Norte já garante o escoamento da produção de grãos pelo terminal portuário de São Luís e, agora, vai impulsionar a logística e terá um papel ainda mais importante para a cadeia produtiva de fertilizantes no Maranhão. Os insumos desse novo ramal vão atender também produtores maranhenses”, explicou Simplício Araújo.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com as companhias, os insumos importados pelo COPI serão transportados pela Estrada de Ferro Carajás e pela Ferrovia Norte-Sul até um novo terminal intermodal que será construído no município de Palmeirante, no Tocantins, com investimentos na ordem de aproximadamente R$ 200 milhões.

Ainda de acordo com o secretário, o novo ramal ferroviário vai marcar uma nova etapa nas operações logísticas no estado. “Mais uma interligação que vai garantir emprego, desenvolvimento, fomento da economia e renda a produtores locais”, explicou.

Simplício Araújo ressaltou que o novo ramal ferroviário é um importante marco na movimentação de fertilizantes, principalmente para o corredor Norte, incluindo o polo produtor do MATOPIBA (região formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “A atuação da Seinc e do Governo do Estado foi fundamental para que esta região e o país sigam o caminho do desenvolvimento”, informou.

O secretário acrescentou ainda que os trabalhos da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), com a atração e o apoio a negócios que promovam a expansão das atividades produtivas e econômicas do estado, no eixo portuário e logístico, ajudaram a economia do Maranhão a crescer.

As ações da Seinc garantiram a atração de mais de R$ 240 milhões em investimentos do setor de fertilizantes ao Maranhão, desde 2015.

FONTE: SECOM MA

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024

Um estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024. E é por conta disso que a Paraíba está em...