A Praia de Ponta Negra, um dos principais cartões postais de Natal, está passando por uma grande obra de proteção costeira que vai mudar o seu visual e garantir a sua preservação. O projeto, que conta com um investimento total de R$ 100 milhões, prevê o enrocamento da orla com blocos de pedras, a readequação do sistema de drenagem e o aterro hidráulico, conhecido como “engorda”, que vai aumentar a faixa de areia da praia.
O enrocamento é a primeira etapa da obra e consiste na colocação de blocos de pedras ao longo da praia para proteger o calçadão do avanço do mar. A obra já tem uma faixa de 400 metros de blocos concluídos de um total de 1.700. O projeto ainda prevê a construção de sete escadas e quatro rampas de acesso à praia, onde serão investidos R$ 23,5 milhões.
O prefeito Álvaro Dias destaca que o enrocamento é essencial para viabilizar a engorda da praia, que é a segunda etapa do projeto. “O enrocamento é a primeira etapa para podermos iniciar a engorda [aterro], porque toda a infraestrutura está pronta e o projeto está sendo concluído em ritmo acelerado, inclusive com trabalho à noite”, disse o prefeito.
Como será feita a engorda da praia de Ponta Negra?
- A engorda da praia é uma obra que visa aumentar a faixa de areia da Praia de Ponta Negra, em Natal, para conter a erosão e impulsionar o turismo.
- A obra consiste em retirar areia de uma jazida próxima à costa da Praia de Areia Preta, na altura do Farol de Mãe Luiza, com uma draga de sucção.
- A areia é transportada por tubulações e depositada em trechos a cada 200m na Praia de Ponta Negra, formando um aterro hidráulico.
- Após o depósito da areia, é feita uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores.
- A obra vai utilizar cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para a engorda da praia, que terá uma faixa de areia ampliada em 30 metros.
A obra da engorda tem como objetivo conter a erosão do Morro do Careca e retomar o turismo de Ponta Negra. “A engorda vai proporcionar uma faixa de areia mais ampla e confortável para os banhistas e turistas, além de preservar o patrimônio natural e cultural da cidade”, disse Carlson Gomes, secretário Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
Licença ambiental
O projeto da engorda já teve a licença do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). A terceira e última etapa do projeto é a readequação do sistema de drenagem para conter a chegada de águas da chuva ao mar.
A obra de proteção costeira da Praia de Ponta Negra é uma iniciativa da Prefeitura de Natal em parceria com o Governo Federal e o Banco Mundial. A expectativa é que a obra seja concluída até o final de 2023.