Mitsui, CaetanoBus e ABB assinam memorandos de entendimento com o governo do Ceará para produzir H2V no complexo portuário
A Mitsui & Co e CaetanoBus, em um acordo voltado à mobilidade; e a ABB Automação assinaram memorandos de entendimento com o governo do Ceará para a produção de hidrogênio verde (H2V) no hub do Porto de Pecém.
Com Mitsui e a fabricante de carrocerias CaetanoBus, o interesse é desenvolver a cadeia produtiva de hidrogênio e amônia em Pecém, incluindo projetos de mobilidade com células a combustíveis. A Mitsui é sócia da Cegás (CE) e Copergás (PE), distribuidoras de gás que estudam parcerias na área.
A Qair, por exemplo, cogita fornecer hidrogênio verde para injeção nas redes das concessionárias e, ao mesmo tempo, ser compradora de gás natural — Suape aprova 1º projeto de hidrogênio verde da Qair no Brasil.
O segundo memorando foi assinado com a ABB Automação, que fornece tecnologias de energia e automação. Inclui a cadeia de valor completa do hidrogênio, desde a produção, transporte, armazenamento, até o consumo. Com os novos acordos, o governo do Ceará contabiliza 22 memorandos relacionados à produção de H2V no estado — que tem planos de desenvolver no Porto do Pecém um hub de hidrogênio, com foco, sobretudo, na exportação do produto.
FONTE: EP BR