Na última quinta-feira (27), foram divulgados os dados de empregos do mês de junho pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O estado do Maranhão registrou um saldo positivo na geração de vagas formais, alcançando um total de 14.468 empregos criados no primeiro semestre.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão, Luiz Henrique Lula, atribuiu o aumento na geração de empregos em junho ao aquecimento do setor de serviços, impulsionado pelos investimentos do Governo Estadual na cultura, que, por sua vez, estimulou o turismo e movimentou a economia local.
Quanto ao saldo positivo no semestre, o secretário destacou o empenho do governador Carlos Brandão, que tem buscado investimentos e parcerias com o Governo Federal e o setor privado para garantir emprego e renda aos maranhenses. A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) também tem desempenhado um papel importante, promovendo programas para aprimorar a mão de obra e conectar trabalhadores qualificados às empresas parceiras. Além disso, a Setres tem auxiliado os trabalhadores a encontrar vagas compatíveis, facilitando o acesso aos serviços do Sine. O secretário ressaltou que, apesar dos resultados positivos, a busca pela melhoria dos serviços continuará para alcançar os melhores resultados possíveis.
Em junho, somente em decorrência das festividades juninas, o Estado gerou 4.889 vagas formais de emprego.
LEIA TAMBÉM:
– São Luís registra alta na taxa média de ocupação hoteleira no mês de julho e aumento na arrecadação do ISS
– Chegada da Shein e Shopee no Nordeste pode gerar mais de 1 milhão de empregos
– Concurso para PM e Bombeiros tem 1.100 vagas na Paraíba
Considerando o acumulado do ano até junho, o Maranhão registrou um total de 14.468 vagas formais, resultado de 123,9 mil admissões e 109,5 mil desligamentos. No período de 12 meses, o estado acumulou 32 mil empregos.
O Maranhão ficou em quarto lugar entre os estados do Nordeste com maior geração de empregos em junho, sendo que a região como um todo registrou 33,6 mil novas vagas.
As atividades econômicas que mais se destacaram em junho de 2023 no Maranhão foram a Indústria, com saldo de 1.273 empregos, seguida pelo Comércio (1.159), Construção (1.042), Serviços (957) e Agropecuária (458).
REDAÇÃO