O Maior São João do Mundo, que fica na cidade de Campina Grande, este ano vai inovar e usar tecnologia de ponta para reforçar a segurança durante todos os dias de festa.
O evento contará com monitoramento por drones, ‘supercâmeras’ e tecnologia de reconhecimento facial para garantir a segurança dos participantes durante os mais de 30 dias de festa.
Tecnologia e Segurança Integradas
Para conferir a estrutura de segurança, o vice-governador Lucas Ribeiro e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, visitaram o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp). Durante a visita, o coordenador estadual dos CICC, coronel PM Júlio César de Oliveira, e o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), Fabiano Vieira, detalharam o uso das novas tecnologias.
“O monitoramento será intensificado com a utilização de 221 câmeras fixas, 18 câmeras PTZ de 360 graus e 36 câmeras de reconhecimento facial. Todas as imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o CICC. Tudo isso através de uma rede segura de comunicação, assegurando a tranquilidade e a ordem pública durante os mais de 30 dias de festa”, explicou o coronel Júlio César de Oliveira.
Inovação em Segurança Pública
Pela primeira vez na Paraíba, ocorre o uso de drones com tecnologia de reconhecimento facial, conforme explicou Fabiano Vieira. “Durante os festejos, a Sesds adotará uma estratégia inovadora. Vamos usar seis drones com tecnologia de reconhecimento facial durante as noites de festa no Parque do Povo. Esses drones permitirão o cruzamento de imagens captadas com bancos de dados das forças operativas e da Polícia Penal, transmitindo ao vivo e em alta definição para os CICC”, afirmou Vieira.
Além dos drones, uma supercâmera de alta resolução também está em ação. Semelhante às utilizadas em eventos esportivos internacionais como o Super Bowl, vai permitir filmar do palco principal com imagens mesmo em condições de baixa iluminação.
Operação de Segurança Ampla
A segurança contará com a presença de 11.345 profissionais de segurança pública. A Polícia Militar terá uma atuação no Parque do Povo, com até 339 empregos e 501 viaturas por dia. A operação incluirá patrulhas a pé, montadas, em motocicletas, além de grupos especializados e pontos fixos de observação. No total, a operação de segurança mobilizará 33.677 empregos de servidores em todo o estado. Isso tudo com uma média de 1.020 agentes por dia, entre 29 de maio e 30 de junho.
Preparação e Investimento
De acordo com a tenente-coronel BM Jousilene Sales, coordenadora do CICC da 2ª Reisp, a preparação para o evento foi meticulosa. “Estamos totalmente preparados para o início do São João de Campina Grande. Com base na excelente experiência do trabalho do ano passado, este ano estamos ainda mais capacitados e estruturados”, declarou.
Em resumo, o investimento estimado na operação de segurança é de R$ 6,4 milhões. Desse modo, abrangendo custos operacionais, diárias, logística de transporte e alimentação. Além disso, a Polícia Civil e os bombeiros militares terão uma presença significativa, com delegacias móveis e postos avançados de combate a incêndio e resgate.