Especialista no assunto, a professora da FDC Fabiana Bigão afirma que a metodologia também auxilia no aumento da produtividade em organizações
Vencer desafios, liderar rankings e colher recompensas são expressões comuns no universo dos games, e também no dia a dia de quem estuda ou trabalha. Partindo dessa convergência, especialistas perceberam que utilizar características e linguagens da estética e da lógica de jogos pode motivar o engajamento em instituições de ensino e empresas. A estratégia é chamada de gamificação. Uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ensino de Física mostrou que o ganho de aprendizagem de alunos que tiveram aulas gamificadas foi mais de três vezes superior ao dos alunos que tiveram aulas tradicionais.
Para a doutora em Ciência da Informação e professora da Fundação Dom Cabral (FDC) Fabiana Bigão, utilizar a linguagem dos games motiva a produtividade prazerosa. “Elementos que estamos habituados a encontrar em jogos na internet ou em aplicativos de celular também podem funcionar no contexto da aprendizagem digital, presencial ou híbrida. Esses componentes engajam, por exemplo, alunos em atividades e no uso de materiais didáticos”, disse.
A utilização das estratégias de jogos em salas de aula ou ambientes corporativos não precisam necessariamente da concepção de um game, mas, sim, do aproveitamento das técnicas presentes nos jogos para o contexto do ensino e da aprendizagem. “À medida que as atividades são realizadas e estímulos são oferecidos, geramos recompensas emocionais, encorajando melhores resultados”, explicou a especialista.
Nas organizações, além dos recursos de jogos, como desafios, recompensas por pontos, medalhas ou troféus, a gamificação ganha mais força graças ao interesse pela jornada individual, ou seja, pela carreira na corporação, contribuindo para a constante busca por soluções e objetivos.
Fabiana Bigão desembarca no Recife nesta semana para ministrar um curso na sexta-feira (27) e no sábado (28) para executivos e empresários. O encontro é promovido pela H Forte Soluções Educacionais, associada à FDC em Pernambuco e na Paraíba.
Doutora em Ciência da Informação (UFMG), Fabiana tem estudos nas áreas de educação a distância e gamificação. Ela atua como professora de programas de mestrado, MBA e pós-graduação da FDC. Também possui mestrado e graduação em Ciência da Computação (UFMG), fez cursos em universidades dos Estados Unidos e foi diretora do Project Management Institute – PMI-MG (2015).
FONTE: ASSESSORIA