O projeto de adequação e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) envolve muitos processos e etapas que costumam variar, geralmente, de acordo com o setor de atuação e o tamanho da empresa. Além disso, a forma como a organização realiza o tratamento de dados pessoais de clientes, parceiros, funcionários e colaboradores também deve ser levada em consideração.
Por isso, não há um modelo pronto que deva ser seguido à risca por todas as empresas. Mas existem pontos comuns que podem guiar as empresas quando se está planejando um projeto de adequação à LGPD. Foi pensando nisso que a empresa de consultoria para LGPD Get Privacy criou um checklist de conformidade com a lei.
Para se aprofundar no assunto, basta realizar um diagnóstico gratuito para LGPD.
1. Mapeamento de dados
• Entender o ciclo de vida de cada dado dentro da instituição, da coleta ao uso, compartilhamento, arquivamento e eliminação.
• Identificar quais setores dentro da empresa tratam o maior volume de dados e a natureza destes dados.
• Verificar com quem a instituição compartilha dados e por que compartilha.
2. Encarregado (DPO)
• Indicar um encarregado, também conhecido como DPO (Data Protection Officer). O cargo é obrigatório por lei para todas as empresas e organizações, independentemente do porte.
3. Aderência aos princípios da LGPD
• Verificar se o tratamento de dados é pautado pelos princípios da LGPD. Em especial, se o tratamento cumpre uma finalidade específica.
• Checar se os dados tratados são de fato necessários para o cumprimento dessa finalidade e se não há coleta de dados em excesso. Lembrando que a custódia de dados desnecessários atrai uma responsabilidade desnecessária.
• Verificar se é possível minimizar a coleta de dados, inclusive revisando bancos de dados já existentes e a possibilidade de eliminação dos dados desnecessários.
4. Enquadramento em bases legais
• Fazer uma análise jurídica para identificar a melhor base legal para cada tratamento, conforme a finalidade.
• No caso de dados sensíveis tratados sem consentimento, verificar se há base legal que de fato justifique o tratamento.
• Para dados tratados com consentimento (sensíveis ou “comuns”), certificar que o consentimento é obtido de forma livre, informada, inequívoca e para finalidade determinada (o consentimento genérico não é válido).
5. Relacionamento com o titular
• O titular deve estar ciente da finalidade do tratamento dos seus dados, entendendo quais dados são tratados e por que são tratados.
• Estabelecer um canal de comunicação com o titular, para que ele possa requerer informações e solicitar o cumprimento dos seus direitos.
• Criar um protocolo de resposta às solicitações do titular para tornar fácil e ágil o seu atendimento.
6. Gestão de acesso
• Desenvolver políticas de controle de acesso aos dados, limitando o acesso apenas a quem realmente precisa.
• Investir em ferramentas de autenticação segura e proteção de credenciais.
7. Armazenamento e eliminação de dados
• Garantir o armazenamento seguro dos dados, seja em formato físico ou digital.
• Investir em ferramentas de proteção contra acesso indevido, cópia, roubo, perda ou destruição de dados.
• Desenvolver e testar um plano de backup e recuperação de desastres.
• Estabelecer critérios para estabelecimento de prazos de armazenamento dos dados, e eventual eliminação.
8. Proteção contra ataques
• Estabelecer uma Política de Segurança da Informação adequada, com treinamentos, códigos de conduta e ferramentas de proteção.
• Investir em especial na segurança de endpoints, email, web e redes.
• Fazer análises regulares em busca de vulnerabilidades.
• Promover simulações de ataques para que os colaboradores aprendam a reconhecer as ameaças mais comuns.
9. Resposta a incidentes
• Estar preparado para incidentes de segurança, estabelecendo um plano de resposta e treinando o time responsável por avaliar e mitigar o incidente.
• Estabelecer canais de comunicação seguros com os titulares e com a ANPD para situações emergenciais.
• Estabelecer que a mensagem a ser transmitida quanto ao incidente, se necessário, seja feita de forma coerente e clara ao público.
• Criar protocolos para avaliar os possíveis danos aos titulares.
• Definir de antemão modelos e formatos de comunicação de incidente a serem enviados aos titulares, à ANPD, aos diferentes setores da empresa, aos investidores e à imprensa.
10. Contratação de parceiros e fornecedores
• Escolher parceiros e fornecedores tendo como prioridade a aderência deles à LGPD.
• Para softwares e sistemas, avaliar o grau de segurança das ferramentas.
• Incluir cláusulas relacionadas à LGPD e à proteção de dados nos contratos com colaboradores, parceiros e funcionários.
11. Documentos e contratos
Elaborar políticas e documentos mínimos necessários para a adequação à LGPD, como:
• Aviso de Privacidade (voltado a informar o público externo);
• Política de privacidade (voltada a orientar os colaboradores da empresa);
• Política de retenção de dados;
• Cronograma de retenção de dados;
• Formulário de consentimento do titular;
• Contrato de processamento de dados com parceiros;
• Relato´rio de Impacto a` Privacidade, se necessário;
• Modelo de resposta e notificac¸a~o de violac¸a~o de dados;
• Registro de violac¸a~o de dados;
• Formula´rio de notificac¸a~o a` ANPD;
• Cla´usulas contratuais com parceiros quanto a` necessidade de compliance.
12. Treinamentos
• Treinar e conscientizar colaboradores e funcionários a respeito da proteção de dados e da LGPD;
• Investir em treinamentos de segurança, para que todos consigam reconhecer as principais e mais corriqueiras ameaças (a exemplo do phishing).
13. Monitoramento contínuo
• Monitorar, revisar, prever readequac¸o~es e alterac¸o~es de maneira perio´dica e conti´nua;
• Ficar atento a novas leis e regulamentações de proteção de dados.
Consultoria especializada para LGPD
A Get Privacy é uma empresa especializada em LGPD. O trabalho é de ponta a ponta, oferecendo todo o conhecimento necessário para que empresas de diferentes setores e portes, de pequenas a grandes, se adequem à LGPD.
Para saber mais sobre a Get Privacy, basta visitar getprivacy.com.br ou ligar para (41) 2391-0966 (WhatsApp).
Com informações de Get Privacy.
Website: https://getprivacy.com.br/
FONTE: ASSESSORIA