Você já imaginou como seria se o juiz que vai julgar o seu caso fosse uma pessoa simples, simpática e sensível, que fala a língua do povo e quebra a tensão e a formalidade nas audiências? Pois é assim que é o juiz federal Kleiton Alves Ferreira, que atua na 14ª Vara da Subseção Judiciária de Patos, no Sertão da Paraíba, e que viralizou nas redes sociais pela maneira como tratou o caso de uma idosa que pedia a pensão do marido morto.
Um juiz que se importa com as pessoas
Kleiton Alves Ferreira tem 203 mil seguidores no Instagram [@kleitonescritor], onde ele compartilha um pouco do seu trabalho como juiz e como escritor. Em um dos seus posts mais recentes, ele mostrou um trecho da audiência com Dona Maria Nair Santos, uma senhora de 74 anos que foi abandonada pelo marido, que depois voltou para casa doente e acabou morrendo. Dona Maria sofria de problemas de saúde e financeiros e precisava da pensão do falecido esposo.
Durante a audiência, o juiz Kleiton elogiou os óculos estilosos de Dona Maria, fez piadas sobre o destino do homem e sobre sua própria mãe, e demonstrou empatia e compreensão pela situação da idosa. No final, ele concedeu a ela o direito de receber 90% da pensão referente à aposentadoria do marido.
O vídeo da audiência emocionou muitas pessoas, que elogiaram a postura do juiz e a forma como ele tratou Dona Maria. “Parabéns pela sensibilidade e humanidade”, comentou uma seguidora. “Que Deus abençoe esse juiz. Ele é um exemplo de pessoa”, disse outra.
Um juiz que também é escritor
Mas o juiz Kleiton não se destaca apenas pela sua atuação na Justiça Federal. Ele também é um escritor talentoso, que já publicou vários livros de ficção histórica, como Crônicas de um Mentiroso, O Último Imperador do Brasil e A Saga dos Dragões.
Ele conta que a paixão pela escrita vem desde pequeno, quando sonhava em ser “diretor de filme”. Ele diz que se inspira nas histórias de vida que ouve nas audiências para criar as suas próprias estórias. “Eu amo o que faço. Não deixo por nada. Ser juiz e ser escritor. Um complementa o outro. Nas audiências, ouço histórias de vida, lapido e as reproduzo nas estórias que invento, nos romances. Um alimenta o outro”, escreveu ele em um post.
Além de escrever, ele também narra os próprios audiolivros, hospedando-os no podcast “Literatura e Direito”. Ele também tem um canal no Youtube onde publica vídeos comentando eventos históricos que servem de base para sua maior obra, Crônicas de um Mentiroso, um romance histórico em audiolivro que arrasta centenas de fãs, e cujos capítulos são postados semanalmente no podcast.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem a capital da uva e do vinho do Brasil em pleno sertão
– Estado do Nordeste impulsiona o Brasil a ser o maior produtor de algodão do mundo
– Nordeste no TOP 3 dos melhores restaurantes do mundo para ir com a família
– Juiz nordestino conquista a internet com jeito simples e sensível
Um juiz que veio de baixo
Kleiton Ferreira é natural de Arapiraca, Alagoas, e tem uma história de superação. Ele já foi entregador e montador de móveis, carteiro, estagiário, advogado e agora é juiz federal e escritor. Ele diz que sempre estudou muito para alcançar seus objetivos e que nunca desistiu dos seus sonhos.
Ele também é um exemplo de humildade e gratidão. Ele faz questão de lembrar das pessoas que o ajudaram na sua trajetória e de retribuir o carinho dos seus fãs. Ele costuma responder aos comentários nas redes sociais, enviar livros autografados para os seguidores sorteados e até mesmo visitar pessoalmente alguns admiradores.
O juiz diz que seu propósito é levar esperança e alegria para as pessoas através do seu trabalho como juiz e como escritor. “Eu quero mostrar para as pessoas que elas podem ser felizes com pouco, que elas podem realizar seus sonhos, que elas podem superar as dificuldades. Eu quero fazer a diferença na vida das pessoas, seja na Justiça, seja na literatura”, afirmou ele em uma entrevista.
O magistrado conquistou a internet com sua simplicidade e sensibilidade, mas que também conquistou o respeito e a admiração de muitos pela sua competência e dedicação. Ele é um juiz que se importa com as pessoas, que também é escritor, que veio de baixo e que tem muito a ensinar e a inspirar. Ele é um juiz que vale a pena conhecer.
Ver essa foto no Instagram