A unidade industrial está planejada para processar um milhão de toneladas de cereais, resultando na fabricação de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas de grãos de destilaria (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e gerando 200 GWH/ano de energia elétrica.
Serão investidos um total de R$ 2,5 bilhões no sul do Maranhão, com a geração de 2,5 mil novos empregos somente para a construção, e 1,5 mil depois da fábrica pronta. Essa é uma grande conquista para o agronegócio e para os trabalhadores maranhenses, e um grande passo na industrialização do estado do Maranhão.
Rafael Ranzolin, vice-presidente do Grupo Inpasa, compartilhou as expectativas da empresa em relação à nova instalação em Balsas. Ele expressou gratidão ao governador Carlos Brandão e a todo o estado do Maranhão pelo apoio à Inpasa. Ranzolin ressaltou o esforço conjunto para estabelecer uma indústria de grande porte, beneficiada pela já consolidada logística maranhense. A parceria entre a empresa, o governo e os produtores é vista como um meio de impulsionar o emprego e a geração de renda na região.
LEIA TAMBÉM:
– A ponte dos sonhos: obra que ligará Cabedelo a Lucena vai sair do papel
– Estado do Nordeste impressiona e dispara atividade industrial em 50%
– O dia em que Jorge Amado inspirou o Paralamas a compor um clássico da música brasileira
– Conheça a Serra da Barriga, símbolo do Brasil colonial no coração do Nordeste
A nova unidade da Inpasa promete impulsionar a verticalização da produção, promovendo a liquidez no setor e fortalecendo uma indústria limpa e sustentável. A expectativa é que a pedra fundamental seja lançada ainda neste mês de outubro.
Inpasa
O Grupo Inpasa possui duas plantas no Paraguai, nas cidades de Nova Esperança e São Pedro, duas plantas em Mato Grosso, nas cidades de Sinop e Nova Mutum, além de duas plantas em Mato Grosso do Sul, em Dourados e Sidrolândia, esta última em fase de construção. Atualmente são processados 7,5 milhões de toneladas por ano de milho. Os dados apresentam o grupo como o maior transformador de amido em energias limpas e renováveis da América Latina.