O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaGrande Ilha em obras: Conheça projetos e intervenções em andamento na região...

Grande Ilha em obras: Conheça projetos e intervenções em andamento na região de São Luís

A população estimada de São Luís era de 1.108.975 de pessoas em 2020, de acordo com o IBGE. Quadricentenária, a capital maranhense cresceu e tem como desafio para o presente e para o futuro a organização do seu contínuo processo de expansão urbana. Intervenções na infraestrutura da cidade são providenciais para dinamizar o fluxo e melhorar a qualidade de vida da enorme população que hoje mora na Região Metropolitana da Grande São Luís. Obras não faltam.

Só por iniciativa do Governo do Maranhão, já foram entregues dezenas de obras e cerca de 40 novos projetos estão em curso, em várias regiões da Grande Ilha, e em variados segmentos, da Saúde a investimentos em infraestrutura urbana.

- Continua depois da publicidade -

Espalhadas pela capital e em municípios do entorno, as ações que estão repaginando o cenário urbano da Ilha são coordenadas por várias secretarias e órgãos de governo. Atualmente existem trabalhos capitaneados pelas Secretarias de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Infraestrutura (Sinfra), pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) e pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

Separamos algumas das obras e intervenções que prometem acelerar o processo de metropolização da Ilha, com vistas a um quadro de maior qualidade de vida para quem vive, visita, trabalha e se desloca pela região metropolitana.

Prolongamento Avenida Litorânea, Holandeses e Rua Búzios
Em janeiro deste ano o governador Flávio Dino liberou o primeiro do prolongamento da Avenida Litorânea. Realizado pela MOB, o projeto é grandioso e compreende dois lotes: o primeiro abrange 1.800 metros (requalificação da Avenida São Carlos, requalificação da Avenida Litorânea da Foz do Rio Pimenta à Foz do Rio Calhau e a requalificação da Avenida Colares Moreira até a Rotatória do Calhau) e o segundo lote equivale a 13,5 quilômetros (requalificação da Avenida dos Holandeses e a rua Búzios, com início na Avenida Atlântica, no Araçagi e fim na Rotatória do Calhau).

As obras estão em ritmo acelerado e alguns trechos, como a Rua Búzios, já foram entregues à população. A Avenida São Carlos, no bairro Olho D’água, em São Luís, também recebeu serviços de pavimentação. A avenida promove o acesso à nova litorânea, Av. dos Holandeses e Araçagy.

Ampliação da Avenida Jerônimo de Albuquerque
As obras de ampliação de trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, coordenadas pela Agem, já estão na fase de finalização da etapa 2 do projeto, que compreende da entrada do condomínio Ipem-Angelim, até as proximidades da entrada do bairro Bequimão. No total são 1.062 metros de comprimento, trecho que terá uma ampliação de 5 metros na largura, sendo 3,5m de pista e 1,5m de passeio.

Também estão em etapa final os serviços de construção do muro de contenção no condomínio Ipem-Angelim, o que inclui rampa de acessibilidade, escada e a fixação das grades de proteção.

Na área localizada mais próxima à entrada do bairro Bequimão está sendo realizada a drenagem profunda. Em seguida, será realizada drenagem profunda na Rua Tarquínio Lopes e realocação dos postes para andamento da drenagem profunda em toda a extensão do trecho incluído nesta segunda etapa.

A terceira fase da obra também está em execução e compreende os serviços de alargamento de via, na área que se inicia na lateral da rotatória da Cohab, em direção ao Angelim. O serviço resultará em mais uma faixa para circulação de veículos, o que irá contribuir para desafogar o trânsito no local.

Hospital da Ilha e Hospital do Servidor
A Sinfra mantém a todo vapor as obras de construção do Hospital da Ilha, construído para desafogar o atendimento de urgência e emergência na região metropolitana. Maior obra do Governo do Maranhão na área da saúde, com mais de 200 leitos previstos na etapa inicial, a unidade vai contar com atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico, nove centros cirúrgicos, UTIs, Unidade de Tratamento de Queimados, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, oito elevadores (sendo cinco exclusivos para maca e pacientes), além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto.

Também coordenada pela Sinfra está a terceira etapa da ampliação do Hospital do Servidor, que segue em ritmo acelerado e deve ser finalizada ainda este ano.

Os serviços nesta fase estão concentrados no bloco II, com a construção dos espaços para receber a enfermaria, os leitos de isolamento, os postos de enfermagem, salas de exame, salas de repouso, entre outras intervenções.

Mais obras
Ponta do São Francisco: A obra está propiciando urbanização a uma região historicamente abandonada. Moradores das palafitas agora estão no Residencial José Chagas e região está ganhando áreas de lazer.

Recuperação de trechos da Avenida Litorânea (Praça dos Pescadores): a Agem revitaliza a área em frente à Praça do Pescador, com serviços que drenagem e recuperação de trecho de calçada.

Casa de Apoio Ninar: antiga casa de festas do governo, hoje referência no atendimento no atendimento a crianças com microcefalia, autismo e outros distúrbios do neurodesenvolvimento, a Casa de Apoio Ninar também passa por reforma. No local está sendo finalizada a construção da estrutura de contenção e do muro limítrofe. As duas estruturas medem, cada uma, cerca de 104 metros de extensão.

Pavimentação de trecho da Estrada da Mata: a Estrada da Mata dá acesso ao trecho entre a MA-201 e os bairros Vila Sarney Filho I e II, Geniparana, Jardim da Mata, Vila Cafeteira e Jardim Tropical.

Ao todo são 2,8 quilômetros de comprimento e 6m de largura, o que irá gerar condições favoráveis de circulação, mobilidade, acessibilidade e trafegabilidade no local. Além disso está sendo executado serviço de drenagem superficial, o que corresponde à construção de meio-fio e sarjetas. A drenagem feita foi necessária devido às características do terreno no local, que apresenta declive suave.

Ampliação de trecho da Avenida dos Portugueses: a obra está sendo realizada pela Agem em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Maranhão (DNIT).

Os trabalhos compreendem o trecho que vai da saída da Barragem do Bacanga até o retorno que dá acesso à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No total, estão sendo alargados 507,7 metros, com largura média de seis metros, sendo 2,5 de acostamento.

A obra também inclui execução de passeio público, sinalização horizontal e vertical, além de drenagem superficial com descida de água em concreto armado, sarjeta e valeta de proteção. A pavimentação será feita com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

Pavimentação e tapa-buraco no Distrito Industrial: Asfaltamento de 2,2 quilômetros em diferentes vias, além de serviços de tapa-buraco.

Ponte Boca Rica – Iguaíba: obra em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, a Ponte Boca Rica irá permitir a travessia sobre o Rio Grande. Atualmente, esse trajeto é feito por meio de uma estrutura frágil construída pelos próprios moradores utilizando troncos de árvores e elementos metálicos inadequados.

A Ponte Boca Rica terá medidas de 12m x 5,5m. A estrutura será construída em concreto armado, com guarda-corpo nos dois lados, ou seja, muretas de proteção para pedestres, também em concreto, com altura de 1 metro.

FONTE: SECOM MA

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Novo ranking revela as 5 melhores universidades do Nordeste

Um novo ranking global da consultoria Center for World University Rankings (CWUR) revelou quais as cinco melhores universidades do Nordeste. De acordo com o levantamento,...