O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaGoverno participa do Fórum Energias de Sergipe

Governo participa do Fórum Energias de Sergipe

Evento promovido pelo Sebrae Sergipe contou com palestras que debateram potencial energético do estado e oportunidades para os próximos anos
As energias renováveis e o cenário no ramo de petróleo e gás em Sergipe foram tema de debates no IV Fórum Energias de Sergipe, iniciado nesta quarta-feira (02). O evento, realizado pelo Sebrae Sergipe, reuniu lideranças de setores públicos e privados para discutir tendências de mercado, regulação e perspectivas futuras. O potencial sergipano de projeção como destaque na área energética foi salientado em diversas falas, assim como as políticas adotadas pelo Governo do Estado para estimular o dinamismo do setor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, ministrou a palestra magna do evento e abordou o papel de Sergipe na transição energética. Em sua exposição, o palestrante contextualizou o crescimento de 51% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado no período de oito anos, além de destacar a diversidade da matriz energética de Sergipe, com foco na produção de petróleo e gás.

“Sergipe tem excelentes notícias para comemorar por conta do anúncio da Petrobras de novos investimentos no estado no período 2021-2025, estimados em US$ 2 bilhões. Mas não só por isso. A grande comemoração é também por conta do gás. Ele traz uma energia limpa, renovável, que é adequada para nossos usuários. É um componente fundamental nas indústrias de cerâmica, vidro, cimento e fertilizantes. Por tudo isso, é cabível dizer que temos uma luz verde no horizonte”, afirmou.
O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, também destacou em sua palestra magna a posição de Sergipe no cenário nacional do gás natural. “Sergipe tem um grande potencial em se tratando do gás, visto que somente na Bacia Sergipe-Alagoas o total estimado é superior a 20 milhões de metros cúbicos por dia. O gás tem uma grande importância na geração termelétrica e pode contribuir para o avanço das energias intermitentes, como eólica e solar. É um insumo muito importante na transição energética, como comprova o programa Novo Mercado do Gás. Nosso objetivo é ter um mercado dinâmico e competitivo, e nesse sentido destaco o trabalho do Governo de Sergipe como parceiro do Governo Federal nessa abertura”, ressaltou.

- Continua depois da publicidade -

Painéis
Tratando sobre perspectivas de curto, médio e longo prazo, o secretário executivo do Fórum Sergipano de Petróleo e Gás (FSP&G), Márcio Félix, conduziu exposição em um dos painéis, abordando as oportunidades para Sergipe no mercado do gás natural.

“Sergipe está bem localizado e tem uma infraestrutura em crescimento. Um desafio que se apresenta é como trazer essa riqueza para a superfície e colocá-la a serviço do desenvolvimento sergipano de forma competitiva. Nesse processo, existem algumas limitações de engenharia que são possibilidades para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e econômicas. Mas existem também diversas oportunidades. A Petrobras mantém Sergipe como prioridade, confirmando seus investimentos nos próximos quatro anos. Temos uma das maiores empresas do mundo, a Exxon Mobil, com descobertas significativas em nosso território. Temos ainda a reativação da Fábrica de Fertilizantes, demonstrando o adensamento da atividade industrial em Sergipe. O gás é o combustível do equilíbrio, e Sergipe deve liderar essa nova frente”, finalizou.
Participaram ainda do primeiro dia de evento, o superintendente do Sebrae Sergipe, Paulo do Eirado; o secretário executivo na Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Anabal Santos Júnior; a diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges Esteves; a superintendente de exploração da Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANP), Marina Abelha; e o diretor de relações institucionais da Golar Power, Marco Túlio Rodrigues.

FONTE: SECOM SE

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....