Desenvolver ações conjuntas nas áreas de inovação pública e transformação digital é o objetivo da cooperação entre o Governo do Ceará, por meio do Íris | Laboratório de Inovação e Dados, e a Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto de Planejamento e Gestão (Iplanfor). O termo de cooperação tem aplicação de Direito Visual e Linguagem Simples, técnicas que têm ganhado destaque por facilitar a comunicação do governo com a população.
O Estado do Ceará estimula diariamente a cultura de inovação e, entre tantos aspectos, a construção de serviços públicos focados na experiência e nas necessidades de cidadãs e cidadãos. “Nosso foco está nas pessoas e em como podemos transformar o serviço público por meio delas e para elas. O termo em Direito Visual e Linguagem Simples é mais uma iniciativa com esse foco e um marco na gestão pública no Brasil˜, destaca Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris.
A cooperação entre os órgãos tem o objetivo de promover uma maior eficiência na oferta de serviços públicos, desenvolver e compartilhar experiências sobre inovações na gestão pública e acelerar a transformação digital e o desenvolvimento de metodologias ágeis na administração pública. Pontos que impactam no desenvolvimento de uma cooperação efetiva entre a gestão estadual e a municipal para beneficiar servidores públicos e cidadãos.
Para o vice-prefeito, Élcio Batista, representante da Prefeitura de Fortaleza na parceria, a iniciativa oportuniza os processos de gestão do conhecimento e o fomento de iniciativas inovadoras. “Queremos consolidar uma cultura digital, analítica, inovadora e a alfabetização de dados e contribuir para que o Ceará tenha destaque como indutor do governo digital, com foco no humano sempre. Por isso, estamos nesse movimento unindo Iplanfor e Íris, duas instituições que fomentam o planejamento e a análise de dados”, celebrou.
Termo de cooperação em Direito Visual
O Direito Visual, técnica de design centrada no ser humano, é usado para facilitar a comunicação jurídica e tornar os serviços jurídicos mais acessíveis, ao utilizar elementos visuais.
Conforme estudo publicado na revista Psychonomic Science, conduzida pelos pesquisadores Lionel Standing, Jerry Conezio e Ralph Norman Haber, em 1970, as pessoas são capazes de lembrar, durante um período de até três dias, mais de duas mil fotos com ao menos 90% de precisão. E, em pesquisa do grupo Visual Law, de 2020, 96,7% dos participantes afirmaram ser a redação objetiva o fator mais relevante dentre os aspectos que tornam as petições mais agradáveis para leitura e análise.
A técnica começou a ser trabalhada no Governo do Ceará, através do Íris, em junho de 2020, como parte da frente de trabalho dedicada à Inovação Jurídica. Mariana Zonari, gestora de Inovação Jurídica do laboratório, reforça que o Estado tem a importante missão de tornar o Direito um instrumento para o exercício da democracia, promover acessibilidade e inclusão e, mais ainda, inspirar a inovação. “O objetivo é claro: aproximar as instituições públicas do cidadão a partir da adoção de uma comunicação simples, acessível e inclusiva”, reforça.
Íris Lab Gov
Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.
Iplanfor
O Instituto de Planejamento de Fortaleza tem o propósito de atuar na geração do conhecimento, através da realização e difusão de estudos e pesquisas sobre Fortaleza e Região Metropolitana; monitoramento e avaliação de políticas públicas; articulação do Planejamento Estratégico e Participativo, ao promover a integração de diversos planos setoriais, programas e projetos estratégicos propostos pelos diversos órgãos e entidades do executivo municipal; e fomento de iniciativas inovadoras para promover a melhoria da governança municipal e ampliar a efetividade de políticas públicas.
FONTE: Ascom Íris – Texto: Amélia Gomes