O Governo do Estado disponibiliza novo calendário para o retorno das atividades, nesta sexta-feira (17), depois de pactuados com os setores de shopping center, bares e restaurantes. O retorno acontecerá de forma gradual e setorizada, levando em consideração o risco epidemiológico e a adesão das empresas e prestadores de serviços a todas as medidas sanitárias preconizadas pelos protocolos.
Em 8 de setembro, serão permitidos shows, eventos, retorno às praias e setor turístico em geral.O setor de Educação permanece como o último do segmento, em 22 de setembro. O novo calendário está alinhado com a prefeitura de Teresina, que também vai manter as mesmas datas para os segmentos.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, a partir daí, é esperado um decréscimo no indicador do risco epidemiológico, com a diminuição de contágio e, consequentemente, da ocupação dos leitos de UTI. “Será uma abertura gradual para retomar as atividades. Lembrando que tudo isso só irá acontecer se tivermos um controle eficaz e seguro da propagação do vírus de tal forma que possamos ter segurança que o retorno das atividades econômicas esteja em consonância com a saúde das pessoas evitando-se a contaminação e a propagação da Covid-19″, explicou.
Na retomada da abertura, o secretário destacou a importância do monitoramento e orientação em relação aos setores que estão abrindo. “A população precisa conhecer as regras do protocolo, apoiar todas as regras sanitárias, disseminar a informação, para que não haja regressão. Não havendo aumento do número de casos, nós poderemos seguir o calendário e abrir outros setores”, disse o secretário.
Antonio Neto também frisou a necessidade de acompanhamento à população pelos Conselhos Territoriais, através dos agentes de desenvolvimento territorial, instrumentos imprescindíveis nesse processo. “Gostaria de orientar, segundo o Pró Piauí, que os Conselhos Territoriais, juntamente com os agentes, devem organizar comitês do PRO Piauí em cada uma das regiões, para juntamente com o Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais, Secretarias Municipais de Saúde e Vigilâncias Municipais possam, em conjunto, fazer todo o mapeamento para acompanhamento e orientação da execução das medidas preventivas”, concluiu.
Seguem as datas para os setores específicos:
Grupo I – Data 6/julho
· Construção Civil e Indústria de Transformação Correlata
· Indústria Transformação – Fabricação e Manutenção de Maquinas e Equipamentos e Automotores
Grupo I – Data 13/julho
· Agroindústria
· Indústria Extativa – Ligada a Construção
Grupo I – Data 20/julho
· Quimico, Médico e Farmacêutico
· Comércio Varejista e Atacadista de Móveis e Eletrodomésticos
· Geração e Transmissão de Energia Elétrica e Combustíveis Gasosos
Grupo I – Data 27/julho
· Têxteis, Vestuário, Calçados e Acessórios Pessoais
· Comércio Atacadista e Varejista de Papelaria, Materiais de Escritório e Publicações
· Atividades Religiosas
· Atividades Físicas Ao ar Livre Em Parques e Espaços Públicos, Exceto Atividades Em Grupo
Grupo II – Data 3/ago
· Shopping
· Atividades Imobiliárias
Grupo II – Data 10/ago
· Atividades Financeiras, de Seguros e Serviços Relacionados
· Atividades Administrativas e Administração Pública, Defesa e Seguridade Social
· Informação e Comunicação
· Clínicas de Estética e Similares Cabeleireiros e Outras Atividades de Tratamento de Beleza
Grupo II – Data 17/ago
· Hotéis e Similares Serviços de Alimentação e Bebidas – Restaurantes e Bares (inclusive Em Shopping Centers) Agências de Viagens e Serviços de Turismo
Grupo II – Data 24/ago
· Atividades de Organizações Associativas Patronais, Empresariais e Profissionais, Sindicais, Defesa e Direitos Sociais
Grupo III – Data 8/set
· Artes, Cultura, Esporte e Recreação
· Serviços Domésticos
Grupo III – Data 22/set
Educação
FONTE: SECOM OI