O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaGovernadores ratificam criação de consórcio em defesa do meio ambiente

Governadores ratificam criação de consórcio em defesa do meio ambiente

Em reunião para discutir propostas que serão levadas à COP26, Fátima destaca protagonismo do RN na produção de energias limpas e compromisso com a sustentabilidade

Reunidos virtualmente nesta quinta-feira (14), representantes de 17 estados brasileiros ratificaram a proposta de criação do Consórcio Interestadual sobre o Clima, batizado de Consórcio Brasil Verde, uma resposta dos governadores à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro que tem como foco o incentivo às iniciativas que geram menor impacto ambiental e o estímulo à produção de energias renováveis.

- Continua depois da publicidade -

Por aclamação, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi eleito presidente do consórcio e será o representante do grupo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, que será realizada em Glasgow, na Escócia, na primeira quinzena de novembro. As discussões sobre política ambiental do Brasil Verde levarão em conta os seis tipos de biomas terrestres – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, cabendo aos estados da área geográfica de cada bioma eleger seus coordenadores.

Convidada para participar de uma mesa redonda na COP26 sobre questões de gênero, pobreza e transição energética, a governadora Fátima Bezerra elogiou a iniciativa, destacando que o Governo do RN tem dedicado atenção especial ao tema da sustentabilidade. “Estamos tratando de uma das pautas mais contemporâneas e importantes do ponto de vista civilizatório. Temos a compreensão de que o combate à desigualdade social e à pobreza passa pela busca de um modelo de desenvolvimento sustentável em sintonia e harmonia com a defesa do meio ambiente.”

Fátima lembrou o protagonismo reconhecidamente importante do Rio Grande do Norte na área das energias renováveis. “Não é à toa que lideramos o ranking nacional de produção de energia eólica e estamos nos preparando para assumir posições de vanguarda, tanto em projetos de energia eólica offshore (no mar), como na produção do combustível do futuro, o hidrogênio verde.”

O vice-governador Antenor Roberto, que participou da reunião ao lado da governadora Fátima Bezerra, destacou a importância da criação do Consórcio Brasil Verde. “Neste momento em que o governo federal vira as costas para a humanidade, na medida em que age com agressividade contra o meio ambiente, os governadores vão dizer ao mundo que no Brasil existe outro tipo de governante, que abraça a pauta verde, que defende desenvolvimento com sustentabilidade.”

Participaram da reunião, entre outros, os governadores João Dória (SP), Carlos Moisés (SC), Ronaldo Caiado (GO), Flávio Dino (MA), Waldez Góes (AP) e Wellington Dias (PI), atual presidente do Consórcio Nordeste. Além de Antenor Roberto, acompanharam a governadora Fátima o procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, e o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Leonlene de Sousa Aguiar.

Fotos: Raiane Miranda – Assecom/RN

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...