Com apoio do Governo do RN, via Proedi, empresa expande e aumenta número de funcionários de 35 para 46 só neste ano.
A governadora Fátima Bezerra visitou as instalações da Cleanlab Indústria Ótica, em Caicó, nesta segunda-feira (2), acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e da senadora Zenaide Maia. A empresa está entre as 25 beneficiárias do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) no Seridó. A chefe do executivo estadual cumpre agenda na Região desde sábado.
“Dá gosto a gente poder contribuir com incentivos fiscais para uma empresa como essa, que traz o que há de mais moderno ao coração do Seridó e do Rio Grande do Norte”, declarou a governadora Fátima Bezerra, referindo-se aos benefícios do Proedi concedidos ao laboratório.
A Cleanlab inaugurou a sede de Caicó em meados de 2018, com 18 funcionários. Antes disso, a empresa funcionou em Mossoró, onde hoje possui ponto de apoio logístico de vendas. Em 2019, participou da transição do antigo programa para o novo Proedi, ampliando o benefício, com descontos mais altos de ICMS, por ser indústria de alta tecnologia e instalada em município do interior.
Desde então, o laboratório segue expandindo suas atividades e contratando mão de obra especializada. O número de funcionários subiu de 35 para 46 só esse ano, mesmo em meio à pandemia, de acordo com o proprietário, Antônio Dantas Neto. “O Proedi foi muito importante para o nosso crescimento, e ainda vamos contratar mais”, informou.
“Estes empregos gerados aqui, são empregos qualificados, e o fato de seguirem crescendo mesmo durante a maior crise sanitária que a humanidade já viu, é sinal de que o governo Fátima Bezerra está no caminho certo e tomando todas as decisões com muita responsabilidade em prol do Desenvolvimento”, disse o secretário Jaime Calado.
Também foram adquiridas modernas máquinas de tecnologia alemã com as quais são produzidas lentes oftálmicas de alta qualidade e de renomadas marcas e de grifes próprias do laboratório. Atualmente, são montados cerca de 3 mil óculos por mês, utilizando as 6 mil lentes produzidas no laboratório no mesmo período.
Todo o processo de produção é acompanhado por especialistas na Alemanha, em tempo real. Apesar disso, o laboratório “é o único 100% independente no Nordeste”, segundo Antônio Neto. Ou seja, a produção é genuinamente potiguar. Além do RN, as lentes abastecem os mercados da Paraíba, Ceará e Pernambuco.
Antônio Neto é também vice-prefeito de Caicó e proprietário da rede de lojas A Graciosa, que atua na comercialização de joias, óculos e relojoaria, onde as lentes produzidas na fábrica de Caicó fazem sucesso.
Os visitantes do Estado foram acompanhados também pelo diretor Alci Silva e pelo gerente comercial Lécio Moura.
Incentivos no Seridó
Criado em 2019 na gestão da governadora, professora Fátima Bezerra, o Proedi tem como objetivo desenvolver a atividade industrial no Rio Grande do Norte. Assim como outros incentivos criados ou modernizados pelo Estado, o Programa tem como uma de suas metas a interiorização do desenvolvimento econômico, fomentando o crescimento industrial nas 10 regiões do estado.
A redução na carga tributária permite às empresas beneficiárias a realização de novos investimentos, favorecendo o aumento na produtividade e a expansão de mercado. E isso também significa maior arrecadação para o Estado, mesmo com a diminuição dos impostos. Desde a criação do Programa, as empresas cadastradas contribuíram com mais de R$ 154,5 milhões de ICMS direto.
O Seridó responde por aproximadamente 2,5% desse valor, com contribuições expressivas nos setores mineral e alimentício. As empresas cadastradas no Proedi são responsáveis por 1.213 empregos diretos em 8 municípios da região, com R$ 19,6 milhões de faturamento mensal. Isso significa crescimento de renda para as famílias que consomem também no entorno e mantém toda a cadeia econômica ativa.
FOTOS: Sandro Menezes
FONTE: Assecom-RN