Os municípios puderam expor suas rotas e produtos do turismo, como turismo de natureza, sítios arqueológicos, turismo de aventura e rural.
A terceira edição da Expo Turismo reuniu, no Centro de Convenções de João Pessoa, mais de cem municípios das 12 regiões da Paraíba e a participação de mais de 16 mil pessoas de forma presencial ou remota. Foram realizadas visitas técnicas em João Pessoa e Conde, exposição dos produtos turísticos nos estandes, rodadas de negócios e apresentações culturais, além de eventos corporativos e técnicos. O evento gerou uma estimativa de R$ 3 milhões em negócios para os próximos seis meses.
Os municípios puderam expor suas rotas e produtos do turismo, como turismo de natureza, sítios arqueológicos, turismo de aventura e rural. Também a produção associada ao turismo – artesanato, comidas e bebidas artesanais. Os artistas locais trouxeram apresentações de suas regiões turísticas como o autêntico forró pé-de-serra, xaxado, repente, orquestras de frevo e pífano, bem como degustação da produção artesanal de alimentos e bebidas.
Entre as atrações, houve o lançamento da rota “Caminhos da Tradição”, um novo produto de turismo criativo que promove a imersão na riqueza cultural do Carnaval Tradição de João Pessoa, criada em parceria entre a Liga Carnavalesca de João Pessoa e o Sebrae Paraíba. O Governo do Estado também apresentou a nova imagem do turismo paraibano em um estande próprio que representa um local com muito mais além de sol e mar e que representa todas essas regiões. “A Expo Turismo é uma construção para que os municípios apresentem suas experiências do turismo. Do maior município — que é a porta de entrada — para aquele do interior, que pode ser impulsionado transformando o que ele tem”, destacou Rosália Lucas, secretária estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Já o mercado MICE também teve um lugar reservado na Expo Turismo Paraíba. Promovido pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, o Summit MICE discutiu estratégias para o segmento, com a participação de vários especialistas do Brasil e do exterior. “O objetivo maior é a troca de experiências, ideias e direcionamento das tendências de mercado, que acima de tudo, é muito carente”, comentou o presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Marcus Abrantes.
Avaliação – A Expo Turismo Paraíba 2023 se tornou uma vitrine para promover a riqueza cultural das regiões turísticas paraibanas, oferecendo um ambiente propício para oportunidades e abrindo as portas para novos consumidores que antes não estavam no roteiro do estado. “Foi além das nossas expectativas. O nosso grande objetivo é interiorizar verdadeiramente o turismo, permitindo que os visitantes conheçam a Paraíba em sua totalidade e se inspirem nas experiências proporcionadas pelos empreendimentos locais”, avaliou Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba.
REDAÇÃO com Assessoria