De 27 a 30 de julho, os artistas terão a oportunidade de participar de laboratórios de arte urbana, recebendo suporte e materiais necessários para criar suas obras. Ao final da exposição, haverá um leilão online para vender as obras produzidas, em parceria com o Leilão Pão e Tinta
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, traz uma novidade para a “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais”. O evento agora conta com uma importante parceria: o Leilão Pão e Tinta, que também tem o apoio da Galeria Lama, Umbral das Artes e Casa Colab. Essa parceria proporcionará dois laboratórios de arte urbana e, ao final da exposição, um leilão online para aqueles que desejarem adquirir ou vender as obras, enriquecendo ainda mais a experiência dos artistas e do público.
Os laboratórios de arte urbana acontecerão de 27 a 30 de julho, das 10h às 18h, e estarão abertos aos artistas credenciados ou vinculados ao edital do Colorindo o Recife. Nesses espaços criativos, os participantes terão acesso a uma ampla variedade de materiais, como telas, tintas e sprays, e contarão com o suporte e a orientação de artistas locais, permitindo que desenvolvam suas obras de arte destinadas à exposição. Artistas habilitados nas categorias “painel” e “oficina” deste edital e de edições anteriores, bem como aqueles que estiveram envolvidos nas comissões avaliativa e de acompanhamento do programa, são bem-vindos a participar. Os laboratórios estarão localizados na Casa Colab, situada na Rua Vila Teimosa, nº 28, no bairro do Pina, e na Cor da Lama, na Rua Ulhôa Cintra, nº 122, no bairro de Santo Antônio.
Para estimular a criatividade e a diversidade artística, o tema para a criação das obras é livre, permitindo que cada artista apresente uma tela com tamanho máximo de 1m², utilizando materiais como MDF, compensado, madeirite, tecido, tela de pintura (com ou sem moldura) ou acrílico. É fundamental destacar que os artistas devem entregar pessoalmente suas obras durante o período de 24 de julho a 4 de agosto,de segunda à sexta, das 10h às 17h, na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, n° 227, no Bairro do Recife. No mesmo prazo, os participantes devem enviar um arquivo em PDF com informações gerais sobre a obra, incluindo dimensões (largura x altura) e materiais utilizados, além de um texto descritivo e informações relevantes, como título, técnica e ano de criação, para o seguinte e-mail: [email protected] .
A grande abertura da “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais” será realizada em uma data especial, 11 de agosto, em comemoração aos 50 anos do movimento hip-hop. Essa celebração tem como objetivo homenagear e valorizar uma das manifestações mais emblemáticas do hip-hop: o graffiti. Será uma oportunidade única para os artistas urbanos do Recife, que vivenciam e expressam essa cultura diariamente, apresentarem ao mundo suas obras autorais, repletas de discursos, contextos e histórias individuais. As obras exibirão suas manifestações visuais de diversas localidades, convergindo para um espaço simbólico da cidade: o centro do Recife. A exposição será gratuita e permanecerá aberta ao público nos dias 12, 14, 15, 16 e 17 de agosto, na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, nº 227, no Bairro do Recife.
Com o propósito de democratizar ainda mais o acesso à arte e impulsionar o desenvolvimento social e artístico da cena recifense, o Leilão Pão e Tinta realizará, após o término da exposição, o famoso leilão online. A transmissão será feita através do canal da Palaffiti Produtora e Aceleradora Social no Youtube, no domingo, dia 20 de agosto, a partir das 15h, proporcionando a oportunidade para que interessados possam adquirir ou vender as obras de arte.