O Nordeste Está Aqui!

InícioAcontece no NordesteEstado do Nordeste lidera redução do trabalho infantil no Brasil

Estado do Nordeste lidera redução do trabalho infantil no Brasil

Um estudo preliminar divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta terça-feira (5) trouxe uma boa notícia na luta contra o trabalho infantil: o índice de crianças e adolescentes em situação de trabalho caiu 14,6% em 2023 em comparação com o ano anterior.

Entre os estados, o Rio Grande do Norte se destacou ao liderar essa redução com uma impressionante queda de 51,6%. Dessa forma, estabelecendo um marco no enfrentamento ao trabalho infantil no Brasil.

- Continua depois da publicidade -

Avanços e Desafios do trabalho infantil no Brasil

O estudo, denominado Diagnóstico Ligeiro do Trabalho Infantil – Brasil, por Unidades da Federação, utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A análise revelou uma diminuição expressiva, mas o coordenador nacional de Fiscalização do Trabalho Infantil do MTE, Roberto Padilha Guimarães, reforçou que a situação ainda exige atenção. Segundo ele, “essa realidade exige que continuemos fortalecendo as políticas públicas de prevenção e combate ao trabalho infantil”.

trabalho-infantil
trabalho-infantil foto abrasd

Essa queda geral é um passo importante para o Brasil na busca pela meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. A princípio, uma das metas é erradicar o trabalho infantil em todas as suas formas até 2025.

Dados e Reduções por Estado

Em 2022, o Brasil contava com cerca de 1,88 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando. No ano passado, esse montante caiu para 1,607 milhão.

Em comparação com os anos anteriores, a série histórica do IBGE mostra uma redução consistente desde 2016.

No entanto, cinco estados registraram aumento no número de crianças e adolescentes em trabalho infantil: Tocantins (+45,2%), Distrito Federal (+32,2%), Rio de Janeiro (+19,7%), Amazonas (+12%) e Piauí (+6%).

Em contrapartida, o Rio Grande do Norte e o Amapá tiveram as maiores reduções percentuais, com destaque para o Nordeste na liderança da queda.

Os números do trabalho infantil no Brasil

EstadoRedução/Aumento (%)
Rio Grande do Norte-51,6%
Amapá-51,6%
Acre-43%
Santa Catarina-31,8%
Espírito Santo-31,4%
Tocantins+45,2%
Distrito Federal+32,2%
Rio de Janeiro+19,7%
Amazonas+12%
Piauí+6%

LEIA TAMBÉM:
Nordeste pode ter próximo presidente da Câmara
São Luís desponta como destino para investimentos em Turismo
Prêmio elege destino do Nordeste o 2º melhor lugar do mundo

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania oferece o Disque 100. O número é um canal de denúncia disponível 24 horas por dia, que pode ser acessado gratuitamente para relatar casos de trabalho infantil.

Essa ferramenta é fundamental para identificar e combater essa prática, mantendo as informações dos denunciantes em total sigilo.

Esses avanços são promissores. Contudo, ainda há um longo caminho para alcançar a meta de erradicação do trabalho infantil no Brasil.

Ao mesmo tempo, o desafio é ainda maior nas regiões onde os índices ainda apresentam preocupação.

LEIA TAMBÉM
Cidade no Nordeste vai ganhar novo Marco de Sustentabilidade e Lazer
Estados do Nordeste têm quase 100% dos alunos do 3º ano inscritos no Enem
Nordeste lidera crescimento na indústria e gera 42% das novas vagas no setor

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Recife é reconhecida como referência em cidade digital

Na abertura de mais uma edição do Rec’n Play, o Recife recebe destaque nacional pelo seu avanço em práticas de tecnologia voltadas ao serviço...