Estado do Nordeste é um dos que mais vai crescer em 2025

colheitadeira no piaui
colheitadeira no piaui

O ano de 2025 promete ser de crescimento econômico para o Brasil, com todos os 27 estados apresentando índices positivos no Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, algumas regiões se destacam mais que outras, e o Nordeste, com o Piauí à frente, é uma delas. Com um crescimento esperado de 3,1%, o Piauí lidera a região Nordeste, impulsionado principalmente pelo setor industrial, que deve crescer 5,6% graças às iniciativas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.

O Nordeste em Destaque: Piauí lidera com crescimento de 3,1%

O Piauí é o grande destaque do Nordeste em 2025, com um crescimento esperado de 3,1%. Apesar de uma redução no PIB agropecuário (-3,4%), o estado deve compensar essa queda com um forte desempenho no setor industrial, que deve crescer 5,6%. Esse crescimento é impulsionado pelas iniciativas do Novo PAC, que têm injetado recursos em infraestrutura e projetos industriais na região.

O Nordeste, como um todo, continua a se consolidar como uma região de grande potencial econômico, com investimentos em setores como energia renovável, turismo e indústria. No entanto, o Piauí se destaca não apenas pelo crescimento industrial, mas também por sua capacidade de diversificar sua economia, atraindo investimentos e gerando empregos.

Os Estados que Mais Vão Crescer em 2025

De acordo com a Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil, todos os 27 estados brasileiros terão crescimento positivo em 2025, com apenas sete ficando abaixo da média nacional de 2%. Os estados que mais vão se destacar são:

  1. Mato Grosso do Sul: 4,2%
  2. Rio Grande do Sul: 4%
  3. Mato Grosso: 3,7%
  4. Pará: 3,5%
  5. Piauí: 3,2%

    Rafael-Fonteles-governador-do-Piauí-Foto-Governo-do-estado-do-Piauí
    Rafael Fonteles governador do Piauí, é atualmente o presidente do Consórcio Nordeste. Foto Governo do Piauí

O Agronegócio e a Recuperação do Centro-Oeste

A região Centro-Oeste, que abriga dois dos três estados com maior crescimento em 2025 (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), deve se recuperar após um ano difícil em 2024. Dessa forma, espera-se uma recuperação das safras, com uma produção recorde de até 322,25 milhões de toneladas, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

O Norte e a Bioeconomia Amazônica

No Norte do país, o Pará se destaca com um crescimento esperado de 3,5% em 2025. O estado tem investido na exploração da Bioeconomia amazônica, com foco em serviços ecossistêmicos, crédito de carbono e cadeias produtivas sustentáveis.

2025 será um ano de crescimento para o Brasil, com destaque para estados como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Piauí. O agronegócio continua a ser o motor da economia nacional. Contudo, setores como indústria, serviços e bioeconomia ganham cada vez mais relevância, impulsionados por investimentos em infraestrutura e políticas públicas.

Com a recuperação das safras, o aumento das exportações e a diversificação econômica, o Brasil se consolida como uma das economias mais dinâmicas da América Latina, pronta para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro.

LEIA TAMBÉM
Destinos de turismo sustentável do Nordeste estão bombando
Paraíba debate fortalecimento do setor mineral com sustentabilidade
Nordeste registra 14 tremores de terra em janeiro