Empresas do Nordeste que utilizam frotas de veículos para realizar entregas têm encontrado na tecnologia uma solução para economizar até 35% de combustível e contribuir para a sustentabilidade. Por meio de um aplicativo de gestão de frota desenvolvido pela Infleet, de Salvador, elas conseguem monitorar em tempo real o desempenho dos veículos e dos motoristas, identificando e corrigindo desperdícios.
O aplicativo permite acompanhar dados como tempo ocioso, quilometragem percorrida, acelerações, frenagens e curvas. Com essas informações, as empresas podem orientar os motoristas a adotarem uma direção mais segura e eficiente, além de planejar melhor as rotas e as entregas.
Um exemplo de sucesso é o da Ceará Cerâmica, fabricante de produtos da construção civil com sede na região metropolitana de Fortaleza. A empresa aderiu ao aplicativo no segundo semestre de 2022 e, em um comparativo entre o primeiro quadrimestre de 2023 e o último quadrimestre de 2022, conseguiu diminuir em 35% o tempo ocioso da frota e em 16% a quilometragem, sem prejuízo à demanda de trabalho.
Redução até no tempo de entrega
Outro caso similar é o da Cobesa, distribuidora da Coca-Cola no Maranhão, que possui uma frota de 35 veículos, entre caminhões e motos. O uso do aplicativo iniciou em 2021 e permitiu à empresa reduzir em 25% o tempo ocioso da frota, além de melhorar o comportamento dos motoristas.
O CEO da Infleet, Victor Vilas Boas Cavalcanti, destaca que os benefícios da digitalização da gestão de frota são tanto individuais quanto coletivos. Além de reduzir os custos com combustível e aumentar a produtividade das empresas, a solução tecnológica também ajuda a diminuir as emissões de poluentes e o impacto no meio ambiente.