Enquanto as compras virtuais cresciam em 2020, 20% das lojas físicas do país fecharam as portas
O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus impulsionou as compras online no Brasil e atraiu 13 milhões de novos consumidores em 2020, aumento de 29% em relação a 2019. Segundo levantamento da consultoria Ebit|Nielsen, a região Norte foi a que mais ganhou novos consumidores, com crescimento de 4% em relação a 2019.
De acordo com a pesquisa, enquanto o comércio digital despontava no ano passado, com redes de varejo intensificando operações online ou se adaptando à nova realidade virtual, 20% das lojas físicas do país fecharam as portas, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste.
A pesquisa também questionou os novos clientes digitais sobre sua experiência 83% dos que compraram pela primeira vez por meio da internet no ano passado disseram que voltariam a realizar compras desta forma, 69,5% afirmaram que promoveriam a marca com a qual fizeram a transação, enquanto 15,2% se disseram insatisfeitos.
As principais reclamações foram problemas no prazo de entrega, seguidas por má qualidade do atendimento e dos produtos recebidos.
O valor do frete, segundo o levantamento, é um fator decisivo para o cliente concluir uma compra. Para 15,7% dos clientes que pagaram acima de R$ 199,99 pelo envio dos produtos, a experiência de compra não foi satisfatória. Entre os clientes que obtiveram frete grátis, apenas 5,9% apresentaram queixas.
De acordo com Keine Monteiro, responsável pela área de Inteligência da Ebit|Nielsen, o consumidor brasileiro dá grande importância ao preço do frete. Segundo ele, quanto mais caro for o preço de entrega do produto, maiores serão chances de reclamações do cliente.
FONTE: FOLHA EXPRESS SHEYLA SANTOS