A rainha da Holanda, Máxima Zorreguieta, visitou o Brasil essa semana e chamou atenção pela sua preferência pela gastronomia nordestina. Além de uma série de reuniões e mesas-redondas essa semana sobre inclusão financeira, ela também passou por um pequeno restaurante de comida nordestina em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.
O local escolhido pelos organizadores da viagem é a Barraca da Lu Lu, estabelecimento da empreendedora Luciana de Almeida Silva Reis, 40 anos. Surpreendida pela notícia da visita, Luciana contou que vai oferecer à comitiva real os destaques de seu cardápio: os legítimos cuscuz e tapioca nordestinos, ambos com uma infinidade de recheios a escolher. “O café passado na hora também não vai faltar”, diz Luciana.
Outro ponto sobre a região Nordeste que a rainha da Holanda também colocou em pauta com sua visita é a inclusão. Ela é assessora especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Financiamento Inclusivo para Desenvolvimento (UNSGSA, na sigla em inglês). O objetivo da visita, de acordo com os organizadores, é colaborar com líderes de setores público e privado para impulsionar o progresso da inclusão financeira no país.
Em São Paulo e Brasília, a rainha participou de reuniões, encontro com autoridades e visitas de campo – caso da Barraca da Lu Lu. Se tiver chance, Luciana vai contar a Máxima um pouco da sua história e de seu empreendimento.