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Cresce rede de microcrédito nas regiões Norte e Nordeste do Brasil

Até dezembro deste ano, o Santander planeja expandir sua rede de atendimento a micro e pequenos empreendedores de 1,3 mil para 1,6 mil municípios. O número aponta crescimento de 23% em relação à cobertura atual. Com isso, por meio do Programa Prospera Santander Microfinanças, o Banco almeja conquistar cerca de 300 mil clientes, que se somarão ao 1,5 milhão de empreendedores assistidos até hoje. A ampliação do atendimento tem como foco os estados do Amazonas, Acre, Belém, Rondônia, Roraima, Ceará, Maranhão e Bahia.

Durante a pandemia, a instituição financeira já concedeu R$ 2,5 bilhões a profissionais como costureiras, donos de salões de beleza e bares, revendedoras de cosméticos, entre outros. Além dos recursos, o Prospera oferece orientação ao cliente sobre gestão e auxilia no mapeamento de oportunidades de negócios.

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Desde a criação do programa, a estratégia do Santander foi a de levar o Agente Prospera ao público, e não o contrário, evitando que o cliente se desloque até uma agência bancária, localizada muitas vezes a quilômetros de distância. O modelo é o de aval solidário, em que os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um – hoje mais de 95% dos atendidos mantêm os pagamentos em dia.

A tecnologia é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.

Ana Botín, presidente-executiva do Grupo Santander, destaca o trabalho de inclusão financeira realizado pelo banco mundialmente. “Nos últimos três anos, facilitamos a inclusão financeira de seis milhões de pessoas, e nossa meta é chegar a dez milhões até 2025. Com isso, geramos um impacto positivo em suas vidas, ajudando empreendedores a iniciar seus negócios graças aos nossos programas de microfinanças, tornando mais fácil para os clientes usarem os canais digitais para que não sejam deixados para trás no processo de digitalização. Assim, contribuímos com a geração de crescimento inclusivo e sustentável”.

Na última sexta-feira (10), o Santander foi reconhecido pela revista Euromoney, uma das mais importantes publicações internacionais especializadas no setor financeiro, como o Melhor Banco Global para a Inclusão Financeira. Na avaliação, foram considerados o acesso a serviços financeiros básicos, financiamento, microfinanças e educação financeira, com destaque especial para o esforço realizado pelo Banco em ajudar idosos, durante a pandemia, a ter acesso aos serviços bancários. “Estou muito feliz que a Euromoney reconheceu os esforços e inovação de nossos times ao redor do mundo”, completa Botín.

Para o executivo responsável pela operação do Prospera no Brasil, Alexandre Castelano, a relevância está em alcançar áreas brasileiras que ainda necessitam de suporte em relação ao acesso bancário. “Focamos em regiões nas quais identificamos que existe carência de serviços financeiros tradicionais. Nosso objetivo é incluir os empreendedores e contribuir para tomadas de decisão certeiras para o sucesso dos seus negócios. Os resultados estão diretamente ligados às boas aplicações dos recursos”, finaliza.

Website: https://santander.com.br/

FONTE: ASSESSORIA

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