O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaCooperativa da agricultura familiar aposta em segmentação de público para se estabelecer...

Cooperativa da agricultura familiar aposta em segmentação de público para se estabelecer no mercado de café

A produção de café do sudoeste baiano vem ganhando espaço no competitivo mercado de café e se destacando como uma das maiores da Bahia e entre as melhores do Brasil. Isso é resultado do trabalho de organizações produtivas da agricultura familiar, especialmente da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac).

Atualmente, a cooperativa, que possui 335 cooperados, produz e comercializa quatro marcas de café, com produtos segmentados para mercados diversificados. A produção gera emprego e renda para mais de nove mil pessoas, direta e indiretamente, fortalecendo a economia local, sendo a principal fonte econômica do município de Barra do Choça.

- Continua depois da publicidade -

A cooperativa produz o Café Tia Rege, que passa por rigoroso controle de curva de torra, da temperatura e do tempo de processamento. É um café destinado a consumidores que, apesar de exigirem qualidade de aroma e sabor, buscam preços mais acessíveis para o produto. Outra marca é o Café Cooperbac, que possui características similares, mas é recomendado para um consumidor que anseia por um sabor mais diferenciado.

São produzidos ainda o Café Gourmet Cooperbac, com grãos selecionados e processo apurado de torra, que apresenta notas achocolatadas, para o consumidor que busca novas experiências sensoriais; e o Café Frutos da Terra, que resulta da mistura entre os cafés do tipo Arábica e tipo Conilon e também atende a preferências do mercado em termos de cor, aroma e textura, aliados a preços ainda mais baixos e competitivos.

A presidente da Cooperbac, Joara Oliveira, explica por que a cooperativa optou por estar presente no mercado com outras variedades de café: “Quando a gente vai adquirindo conhecimento acerca da comercialização, com a ajuda de profissionais da área, a gente começa a enxergar as necessidades dos clientes. Observamos clientes que gostam de um café especial, outros que apreciam o orgânico, e outros que preferem o tradicional. São diferentes tipos de clientes, então voltamos o nosso olhar para cada um deles”.

Diferenciais dos cafés Cooperbac
Toda produção da Cooperbac é 100% pura, sem qualquer resquício de palha ou impurezas. O cuidado e os critérios de sustentabilidade estão presentes em todos os processos de produção. Desde a seleção dos grãos, o aproveitamento das cascas para a produção de adubo e até da fumaça das torrefadoras, utilizadas no retorno do processo na forma de calor, tudo é minimamente controlado. Outro diferencial é o Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF).

Leonardo Tavares, proprietário da Biscoitaria João e Maria, no município de Lauro de Freitas, é consumidor e revendedor assíduo do Café Cooperbac: “É um produto de boa qualidade e de custo baixo. Quem gosta de um bom café não abre mão de experimentar. Além de 100% Arábica, os grãos são de tamanhos iguais e bem torrados, agradando aos paladares mais exigentes”.

Investimentos na Cooperbac
O Governo do Estado está destinando recursos da ordem de R$ 4,4 milhões para a Cooperbac, por meio do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Os recursos estão sendo aplicados em ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), na qualificação da agroindústria, de maneira a se ter uma infraestrutura mais adequada para a melhoria da produtividade e da qualidade do grão. Os investimentos foram aplicados também na readequação de embalagens, em estratégias de comercialização e distribuição dos produtos.

A cooperativa também passou a contar com o Laboratório de Classificação Sensorial de Café, gerenciado por jovens, filhos de cooperados, capacitados para fazerem a certificação e emissão de laudos técnicos, que habilitam o produto da Cooperbac para a comercialização junto com grandes marcas nacionais de café. A previsão é que, partir deste ano de 2021, cerca de 20 toneladas de café, inicialmente, sejam comercializadas para o mercado chinês.

Fonte: Ascom/SDR/CAR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos