A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, realizou uma pesquisa in-app de intenção de compra com seus usuários brasileiros para entender as tendências de consumo para a Black Friday, uma das datas comerciais mais aguardadas do ano. Segundo o levantamento, os consumidores da Região Nordeste pretendem gastar uma média de R$ 258.
Itens de desejo versus Itens de necessidade
Em um comparativo dos resultados desde ano com 2021 quanto aos motivos para as compras durante a data, foi percebido uma queda de 5% para “Itens de desejo” (62%) e um aumento de 4 pontos percentuais para “Itens de necessidade”, representando 29% da pretensão de consumo. Já itens que substituem produtos mais antigos por uma versão moderna aparece com 5% da intenção de compra, seguido por itens para presentear alguém no futuro com 3% . Além disso, é possível observar uma queda de intenção de compra em opções mais caras.
Entre as categorias mais desejadas estão Casa & Decoração (35%), seguida por Calçados (30%) e Roupas Femininas (28%). Já a de Celulares e Acessórios ficou em quinto lugar na lista de desejos (25%), descendo quatro posições do pódio em comparação a Black Friday 2021 em que foi apontada como os objetos mais desejados. Apesar disso, no ranking dos produtos nos quais os consumidores mais querem investir, os dados mostram um crescimento de 187% em Celular e Acessórios, em segundo lugar Eletros e Portáteis com 100% e em seguida Roupas femininas com 53%.
Consumidor atento
Os consumidores estão focados em planejar suas compras para a Black Friday, já que 59% deles afirmam pensar com antecedência para a data. 86% dos respondentes realizam comparativo de preços entre diversas lojas, sites e aplicativos de e-commerce, 83% disseram ainda que comparam as promoções e descontos com outros dias do ano.
Ainda assim, as promoções atraem impactam os consumidores e despertam desejos não planejados, segundo 57% dos respondentes. “As pessoas se programam, fazem comparativos em diferentes lugares, com produtos de diferentes vendedores. Mas isso não impacta a intenção de compra, a grande maioria, 77%, pretende realizar compras na Black Friday 2022”, comenta Felipe Piringer, responsável pelo Marketing da Shopee.
Sobre a Shopee
A Shopee é uma plataforma global de comércio eletrônico que conecta compradores, marcas e vendedores, capacitando qualquer pessoa a comprar e vender em qualquer lugar e a qualquer momento. O marketplace oferece uma experiência fácil, segura e envolvente que é apreciada por milhões de pessoas diariamente.
Além disso, a Shopee oferece uma ampla variedade de produtos de vendedores brasileiros e internacionais, apoiados por pagamentos e logística integrados, sendo uma das principais contribuintes para a economia digital da região, com o firme compromisso de ajudar marcas e empreendedores locais a terem sucesso no comércio eletrônico.
Lançada pela primeira vez no Sudeste Asiático e em Taiwan em 2015, a Shopee iniciou suas operações no Brasil em 2019 com equipe local e escritório na cidade de São Paulo. A empresa faz parte da Sea Limited (NYSE: SE), líder global de internet para consumidores cuja missão é melhorar a vida dos consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e SeaMoney.
FONTE: Ideal H+K Strategies