A construção da Ponte Salvador-Itaparica é um sonho dos baianos que cada vez mais fica perto da realiidade. O projeto mais uma vez avançou uma etapa 17com a assinatura de um acordo de cooperação científica e tecnológica entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a gigante da engenharia China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC). A princípio, a nova fase do projeto promete acelerar o desenvolvimento de tecnologias de ponta aplicadas à construção da megaobra.
A parceria dá origem ao “Laboratório Conjunto CCECC-UFBA para Construção Inteligente e Operação e Manutenção Inteligentes de Infraestruturas Modernas de Transporte”, que será voltado à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções inovadoras para obras de grande porte como pontes marítimas e sistemas de transporte verde e inteligente. O acordo terá validade inicial de sete anos, acompanhando o cronograma da obra, com possibilidade de renovação.
Cooperação internacional fortalece inovação e tecnologia
O acordo entre UFBA e CCECC se insere em um contexto mais amplo de cooperação entre o Brasil e a China, envolvendo não só o intercâmbio científico, mas também a integração de normas técnicas e o alinhamento com grandes estratégias como a “Nova Rota da Seda” (Belt and Road Initiative) da China e a Estratégia Nacional de Inovação do Brasil.
As áreas de atuação do novo laboratório incluem:
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Tecnologias de construção inteligente
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Sistemas de operação e manutenção inteligentes
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Engenharia geotécnica e marinha
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Soluções verdes e de baixo carbono
Tecnologia, robôs e construção modular
Ao mesmo tempo, a parceria prevê o uso de projeto digital, construção modular e construção assistida por robôs, colocando a ponte entre as mais modernas da América Latina em termos de engenharia e sustentabilidade.
O objetivo é que o laboratório funcione como centro de referência, não só para o projeto baiano, mas também para futuras infraestruturas de transporte em nível global.

Cronograma e custo da obra
Durante sua visita à China, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu com representantes da China Communications Construction Company (CCCC) e da CCECC, empresas responsáveis pela obra. A expectativa é que nos próximos meses seja formalizada a assinatura do contrato definitivo com o consórcio chinês.
Com isso, as primeiras intervenções concretas devem começar em até um ano. A entrega da ponte está prevista para acontecer cinco anos após o início efetivo das obras.
Confira abaixo os principais dados da obra:
Item | Detalhes |
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Nome do projeto | Ponte Salvador-Itaparica |
Instituições envolvidas | UFBA, CCECC, CCCC |
Custo estimado total | R$ 10,3 bilhões |
Duração prevista da obra | 5 anos após início das obras |
Início previsto das intervenções | Até um ano após assinatura do contrato |
Parceria científica | Laboratório Conjunto CCECC-UFBA |
Tecnologias envolvidas | Construção modular, robótica, digitalização |
Validade inicial do acordo | 7 anos |
Alinhamento internacional | Nova Rota da Seda + Estratégia Nacional de Inovação |
A ponte que conecta mais que ilhas
Em suma, mais do que ligar a Ilha de Itaparica à capital baiana, a Ponte Salvador-Itaparica se tornou um símbolo de integração tecnológica, cooperação internacional e desenvolvimento sustentável. A entrada da UFBA no projeto fortalece o papel da ciência e da pesquisa como pilares estratégicos para grandes obras públicas no Brasil.
Assim, à medida que os próximos passos se desenham, cresce também a expectativa da população baiana — e de todo o país — por uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina.