Durante o último dia da World Travel Market Latin America 2024 (WTM-LA), representantes dos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia estiveram no estande do Rio Grande do Norte para consolidar uma parceria através do Consórcio Nordeste.
O objetivo é desenvolver um projeto para atrair mais cruzeiros para a região. Dessa forma, explorando novos roteiros e retomando paradas icônicas, como Fernando de Noronha, em itinerários que incluam Natal, Recife e Noronha.
“A ideia é desenvolver um projeto para atrair cruzeiros para o Nordeste, explorando os portos da região. Estamos até trabalhando na melhoria da infraestrutura portuária para receber navios maiores”, afirmou Solange Portela, secretária de turismo do Rio Grande do Norte.
Pandemia alterou perfil do turista
Ela destacou que, embora rotas anteriores possam não ter sido tão bem-sucedidas, a pandemia alterou o perfil do turista e seus interesses por destinos. O objetivo é apresentar essa proposta por meio do Consórcio Nordeste. Ao mesmo tempo, aproveitar os esforços conjuntos entre os estados para envolver as autoridades portuárias e a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro (CLIA) nos próximos passos.
Inicialmente, o plano é viabilizar os novos roteiros para a temporada 2025/2026. Desse modo, visando estender esses cruzeiros ao longo do ano inteiro. “Propomos a denominação ‘Rota do Sol’ para esses itinerários”, revelou Solange.
LEIA TAMBÉM:
– “CVC Me Leva” destaca destinos no Nordeste
– Pernambuco terá investimento de R$ 2 bilhões para produzir e-metanol
– Cinco praias do Nordeste para programar seu próximo feriado
– Dois queijos do Nordeste conquistam premiação internacional
Os próximos passos incluem uma reunião do Consórcio Nordeste para apresentar a proposta. Ao mesmo tempo, viabilizar a colaboração com as autoridades portuárias e armadoras para desenvolver o projeto e viabilizar esses novos cruzeiros. A CLIA também dará apoio, e a intenção é levar a proposta ao Ministério do Turismo e à Embratur.