A metrópole baiana avança mais um passo na ampliação de sua diversificação econômica através da inclusão digital. Ontem, segunda-feira (16), o prefeito Bruno Reis e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, apresentaram o Programa Salvador do Futuro, em um evento realizado no edifício da Neonergia, na Praça da Sé.
Uma das iniciativas centrais do projeto é a instalação do novo campus do Senai Cimatec Digital, no segundo andar do edifício.O Cimatec Digital tem como objetivo atrair e capacitar talentos na área digital, promovendo o desenvolvimento de novos negócios baseados em tecnologia, principalmente no Centro Histórico de Salvador.
A escola oferecerá formação em sete áreas:
- Robótica
- Inteligência Artificial
- Realidade Aumentada
- Digitalização
- Computação Quântica
- Games e Multimídia
- IoT.
A previsão é que a estrutura comece a operar a partir do primeiro semestre de 2024, com um investimento total de R$ 7 milhões, incluindo obras e aquisição de equipamentos.
O prefeito Bruno Reis destacou:
‘Essa era uma promessa do nosso plano de governo: criar uma escola digital para formar profissionais nesta área. Hoje, os números mostram que há 10 milhões de desempregados no Brasil, com 800 mil vagas sem profissionais qualificados para ocupá-las. Por isso, buscamos na academia o que há de melhor. O Senai Cimatec tem uma série de iniciativas na área de tecnologia, com uma ampla experiência e know-how’.
O prefeito acrescentou que já existem empresas interessadas em firmar parcerias para contratar pessoas capacitadas na escola digital, incluindo a Coelba Neoenergia. A Prefeitura também disponibilizará um número de vagas para capacitação gratuita para a população de baixa renda.
LEIA TAMBEM:
– Nordeste vai ganhar o primeiro hotel seis estrelas
– 2023 ainda terá mais três feriados, sendo dois feriadões
– Estado do Nordeste terá projeto de Hidrogênio Verde mais ambicioso do mundo
– Ceará é o segundo estado que mais exporta calçados no Brasil
O Salvador do Futuro é guiado por três pilares:
1 – Educação, com o desenvolvimento de cursos de capacitação;
2 – Inovação e Negócios, com apoio ao empreendedorismo digital e fortalecimento de pequenos negócios;
3 – Desenvolvimento Urbano e Social, com implementação de atividades estratégicas nas áreas tech, social e econômica do Centro Histórico.
Mila Paes, titular da Semdec, destacou uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura na área de tecnologia e enfatizou a necessidade de Salvador impulsionar essa matriz econômica com uma nova perspectiva.
‘Com a escola digital, o Cimatec vai unir empregabilidade, atraindo empresas que trabalham nessa área. A Prefeitura vai envolver a população para que todos participem desse processo de transformação econômica que estamos buscando para a cidade, por meio da tecnologia, inovação e criatividade’.
A plataforma disponibilizará 7 mil bolsas de estudos em carreiras digitais – vendas, desenvolvimento e cibersegurança (em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia), através do link salvadortech.salvador.ba.gov.br. O ambiente virtual já conta com mais de 15 mil pessoas cadastradas e já certificou 3 mil alunos.