Duas escolas do Nordeste estão entre as melhores do mundo. Elas são finalistas e concorrem ao prêmio World’s Best School Prize 2023. Fundado em 2022, o prêmio internacional considerado o “Oscar” da educação conta ainda com mais três escolas do Brasil entre as finalistas e oferece uma premiação de 250 mil dólares.
As representantes do Nordeste são a EEMTI Jaime Tomaz De Aquino, escola secundária pública em Beberibe, Ceará, que está redefinindo o papel da educação na criação de um futuro mais verde e sustentável, é finalista na categoria “Ação Ambiental”.
E a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, escola secundária pública em Fortaleza, Ceará, que está focada em nutrir uma cultura de bem-estar para seus alunos, promovendo a saúde mental, a alimentação saudável e a atividade física. Finalista na categoria “Apoio à Vida Saudável”.
As outras escolas que concorrem ao prêmio são a Escola Municipal Professor Edson Pisani em Belo Horizonte, Minas Gerais. A Camino School, escola particular e de ensino trilíngue em São Paulo, e a EMEB Profª Maria Aparecida De Souza Almeida Ramos, escola pública de educação infantil em Jundiaí, também no estado de São Paulo.
O prêmio
O prêmio, criado no ano passado pela T4 Education em parceria com a Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah, é considerado um dos mais prestigiados do mundo na área da educação. Ele reconhece o papel fundamental desempenhado pelas escolas no desenvolvimento da próxima geração de aprendizes e sua significativa contribuição para o progresso da sociedade, especialmente em meio aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19.
A premiação também foi estabelecida para reconhecer as melhores práticas de escolas que estão transformando a vida de seus alunos e fazendo uma diferença real em suas comunidades. Cada escola concorre entre as categorias Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoio à Vida Saudável.