Compass e Potiguar E&P disputam fornecimento de gás no Rio Grande do Norte
A distribuidora de gás do Rio Grande do Norte, Potigás, habilitou a Compass Comercialização S.A e a Potiguar E&P para a fase de negociação de propostas de aquisição de gás natural. Faz parte da chamada pública coordenada de distribuidoras do Nordeste.
— Os contratos atuais com a Petrobras se encerrarão em janeiro de 2022, sendo necessário firmar novos acordos, informou a distribuidora.
— “[Dentre] vários supridores inscritos na seleção, as duas atenderam as diretrizes do edital e apresentaram as melhores propostas”, informou a empresa.
— A Potigás tem 450 km de rede, atende a mais de 29 mil clientes na Grande Natal e Mossoró. Prevê a compra de até 236 mil m³/dia e gás, em um lote único de contratação.
— Compass é subsidiária de comercialização de gás e geração de energia de energia do grupo Cosan, que controla a Comgás (SP), maior distribuidora do país.
— A Potiguar E&P, da PetroRecônvaco, opera campos na Bacia Potiguar e estima que a partir das aquisições de ativos produtores da Petrobras será possível aumentar em até 300 mil m³/dia a oferta local de gás. Depende de acesso à infraestrutura.
— A chamada simultânea foi lançada por Alagoas (Algás), Ceará (Cegás), Pernambuco (Copergás), Rio Grande do Norte (Potigás) e Sergipe (Sergás), com uma demanda total de 2,406 milhões m³/dia, com a possibilidade de oferta de biometano.
FONTE: EP BR