O Caixa Tem é um aplicativo gratuito de conta digital. Elaborado para facilitar o acesso às transações bancárias, ele conta com funcionalidades similares às de bancos digitais, como transferência, PIX, pagamento de boletos e faturas, poupança, entre outros.
Esse é o meio utilizado pelo Governo Federal para fazer o pagamento dos benefícios sociais, em que se destaca o Auxílio Brasil, e oferecer empréstimos. O aplicativo também permite solicitar o empréstimo consignado, realizar a recarga do celular e a contratação de seguro.
Neste artigo, você verá as principais informações sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil!
Quem pode solicitar um empréstimo?
Os beneficiários titulares dos programas assistenciais do país têm o direito de requisitar um empréstimo consignado. No caso da Caixa Econômica, a solicitação era através do aplicativo Caixa Tem. Em fevereiro deste ano, o Governo Federal alterou as regras referentes às cobranças. Quem havia finalizado o contrato antes dessa data, permaneceu com as condições originais.
Agora as parcelas do empréstimo, que são descontadas do benefício recebido a cada mês, apresentam a taxa de juros de até 2,5%, que se encontra abaixo do padrão do mercado. O Governo Federal reforçou que o pagamento antecipado gera desconto no valor dos juros contratados.
O banco só pode cobrar prestações de até 5% da quantia que a pessoa recebe do benefício e a quitação do empréstimo deve ocorrer em, no máximo, 6 parcelas mensais sucessivas.
Como fazer a solicitação de um empréstimo?
A solicitação ocorre através do Caixa Tem na aba de “Consignado Auxílio”. A pessoa precisa simular o contrato, informando o valor e a quantidade das parcelas que deseja.
Após a simulação, o processo é enviado para análise. A previsão para a divulgação do resultado costuma ser de 48 horas, mas não é incomum que leve um pouco mais.
Como identificar a aprovação do empréstimo?
No aplicativo atualizado do Caixa Tem, o usuário deve primeiramente acessar o menu de “Empréstimos”. Nessa nova seção, é necessário clicar em “Ver meus contratos” e depois selecionar “Empréstimo consignado”.
O status do contrato pode ser “aprovado”, “em análise” ou “cancelado”. Ao confirmar o status de “aprovado”, a Caixa Econômica tem até 48 horas para depositar a quantia na conta do contratante.
A última opção (“cancelado”) aparece quando o pedido não respeitou algum dos pré-requisitos para a solicitação. Isso, no entanto, não impede que o usuário faça uma nova simulação. Alguns motivos que impedem a contratação do empréstimo consignado:
Ter menos de 18 anos;
Estar recebendo o Auxílio Brasil há menos de 90 dias ou ter prazo para parar de embolsar o benefício;
Estar com problemas no CPF.
Como está a situação do empréstimo consignado hoje?
Os beneficiários do Auxílio Brasil não podem mais fazer a solicitação de empréstimo consignado da Caixa Econômica Federal. A decisão do banco de suspender esse tipo de contrato foi divulgada no final de fevereiro deste ano.
A medida de suspensão só vale aos novos contratantes, não impactando assim quem ainda deve fazer o pagamento das parcelas, que ocorre com descontos no valor do benefício. Além disso, a Caixa não é a única instituição aprovada para esse tipo de empréstimo pelo benefício social. Veja abaixo outras opções:
Banco Agibank S/A;
Banco Crefisa S/A;
Banco Daycoval S/A;
Banco Pan S/A;
Banco Safra S/A;
Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
Pintos S/A Créditos;
QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Restou alguma dúvida sobre o empréstimo consignado? Fale nos comentários!