A Comissão de Desenvolvimento Econômico está se colocando, através dos seus membros titulares, a ser o espaço institucional da Câmara Municipal do Recife onde ocorram os debates com autoridades e empresários no momento de se discutir a retomada econômica da cidade na fase pós-pandemia do covid-19. Em reunião realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (19), os vereadores entenderam que o colegiado terá esse importante papel a desempenhar depois que acabarem as medidas de isolamento social.
“Foi uma reunião proveitosa, pois alinhamos o discurso de que estamos dispostos a contribuir para a recuperação da economia. Esse é um posicionamento nosso, mas que também deverá ser endossado pela Comissão Executiva da Câmara”, afirmou o vereador Chico Kiko (PP), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Ele entende que uma das primeiras medidas será convidar empresários recifenses para debater a retomada do desenvolvimento. “Outra comissão, a de Planejamento Urbano e Obras, se reuniu na semana passada e deliberou que irá convidar os empresários da construção civil para um debate. Já poderemos fazer esse debate conjuntamente”, observou.
Além dos construtores, os vereadores pretendem ampliar para outros setores. O vereador Rodrigo Coutinho (SD), que é membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, mas também preside a de Planejamento Urbano e Obras, aprovou a ideia. “Acho que é muito importante que nós, vereadores, assumamos esse papel, de debater a retomada da economia. É importante, inclusive, que nós unamos os esforços para fazer esse debate”, observou.
Outro vereador que participou da reunião foi Luiz Eustáquio (PSB), que também é presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus. Foi a partir de uma sugestão dele que ocorreu o debate dessa nova e temporária atribuição da Comissão de Desenvolvimento Econômico. “Aproveito para reafirmar que a Comissão Especial, que presido, está desempenhando, firme e forte, o papel de fiscalizar as ações e os gastos da Prefeitura do Recife no enfretamento ao vírus, mas também continuamos trabalhando para reunir as propostas e sugestões dos vereadores para ações do Executivo”, complementou.
Luiz Eustáquio informou que nesta quarta-feira, 20, às 15h, haverá uma reunião por videoconferência com o secretário de Finanças da Prefeitura do Recife, Ricardo Dantas, aberta a todos os vereadores. “Vamos nos colocar com clareza e teremos a oportunidade de fazer todas as perguntas ao secretário”, garantiu. Na quinta-feira, 21, ainda segundo Eustáquio, membros da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus irão visitar hospitais de campanha no Recife.
Além de debater temas relacionados com a pandemia da covid-19, a Comissão de Desenvolvimento Econômico distribuiu dois projetos de lei para relatoria. Um deles é o de número 278/2019, de autoria de Rodrigo Coutinho, que institui o Programa “Bairro Empreendedor” no âmbito do município do Recife. Um dos objetivos do programa é fortalecer os núcleos comerciais nos bairros do município do Recife. O outro projeto de lei foi o de número 83/2020, de Chico Kiko, que dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as agências bancárias localizadas no município do Recife possuírem de um a dois caixas eletrônicos que aceitem depósitos em dinheiro sem envelope.
FONTE – IMPRENSA CAMARA DE RECIFE